As revelações de Edward Snowden irão surtir efeitos por um bom tempo, a preocupação com a privacidade das informações deve ser um fator decisivo ao utilizar qualquer serviço na internet, em qualquer plataforma.
Hoje, existem vários softwares que contribuem para melhorar a sua privacidade e manter suas informações protegidas, as dicas elencadas abaixo são simples e efetivas.
Configura as dicas de Edward Snowden para proteger a sua privacidade
Se você quiser limitar o quanto os governos e as empresas sabem sobre você e sua vida privada, use o Tor, baixe aplicativos específicos e plug-ins, criptografe seu disco rígido e use um gerenciador de senhas.
Estas são algumas das dicas fornecidas pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, em uma entrevista com o “guarda-costas digital”, Micah Lee. A entrevista, publicada no “The Intercept”, é interessante na medida em que fornece um guia prático para proteger sua privacidade da vigilância em massa que Snowden revelou em seu enorme vazamento de documentos do governo americano.
O guia abrange todos, desde o cidadão comum até alguém que possua documentos sensíveis. Aqui estão os destaques:
1) Se você é apenas um usuário comum preocupado com sua privacidade
– Use a rede Tor durante a navegação. Você não tem que usar o Tor o tempo todo. Mas se você está olhando para algo que você sente que é sensível, configure seu navegador para trabalhar com Tor ou use o próprio navegador; – Use um adblocker (bloqueador de anúncios); – Use um gerenciador de senhas. Não importa quantas pesquisas e relatórios digam que as devem usar senhas diferentes e complexas, uma enorme percentagem de nós mantemos senhas idiotas. A resposta é simples: use um gerenciador de senhas. Ele irá protegê-lo; – Use a autenticação de dois fatores. Muitos serviços, como o Gmail, Twitter, Dropbox, Hotmail e Facebook oferecem isso agora sem nenhum custo. Assim, mesmo que sua senha seja exposta, você ainda tem uma cópia de segurança, como uma mensagem de texto para o seu telefone para proteger suas informações; – Use aplicativos que protejam suas informações; – Use o plugin HTTPS Everywhere, feito pela Electronic Frontier Foundation (EFF), ele tentará encriptar toda a comunicação do navegador com a internet; – Criptografe seu disco rígido;
– Seja inteligente com suas perguntas de segurança. Pare de usar o nome de solteira de sua mãe para tudo. Da mesma forma a sua primeira escola. A chave é misturar as coisas, tanto quanto possível, de modo que se alguém entrar em uma de suas contas, eles não podem usar as mesmas informações para entrar em qualquer outro lugar.