Home Segurança Encurtador de URL, um problema ?

Encurtador de URL, um problema ?

by admin

Fabrício Basto 30 de março de 2010 Segurança

Com o uso contínuo e diário das redes sociais, principalmente dos microblogs como o Twitter, que aceitam poucos caracteres por postagens (140 caracteres no Twitter), surgiram vários serviços para encurtar url’s postadas, que disponibilizam mais espaço para o texto. De certa forma essa ferramenta é ótima, existem url’s que são enormes podendo ocupar a maioria dos caracteres permitidos. Será que esse serviço é seguro? Vários criminosos já estão usando essa ferramenta para esconder vírus e programas maliciosos, de uma maneira fácil, pois o usuário não sabe o que está escondido atrás da url, ficando difícil ver a procedência do link.

Um exemplo disso foi o roubo de dados da TAM, que enviou vários e-mails para os clientes, oferecendo vantagens e bônus, através dessa ferramenta, veja.

Uma dica, tenham bastante cuidado ao usar o Twitter, não clique em todos os links, é preciso ter cautela ao usar esse serviço. Todos esses problemas acontecem, pois em tese, nas redes sociais você segue ou está ligado a pessoas que você conhece e confia. Clicar em links é apenas um passo. No início deste ano a Bullet, agência com sede em São Paulo, divulgou que 97% das pessoas clicam em links do Twitter de perfis que seguem.

Um solução útil é descobrir o que está escondido atrás da Url, através do site http://untiny.me/, você pode descobrir a url escondida, lá você encontra um campo para colar a url que esta encurtada, em seguida clique em Extract em segundos a verdadeira url será mostrada a você como mostra a imagem abaixo:

Cuidado ao utilizar sites desconhecidos ou propagandas duvidosas em e-mails, verifique as urrl’s para não ter problemas de segurança.

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Related Posts