Fabrício Basto 19 de junho de 2012 Segurança, Software Livre
A edição desse mês da revista espírito livre, trás um tema polêmico e atual – A internet sob ataque! Nas matérias da revista vão ser discutidos acerca da liberdade na Internet, privacidade, neutralidade, entre outros assuntos. Com isto tudo, é de se reconhecer facilmente que a Internet, a rede que tanto usamos, está sob ataque. E este ataque vem de vários os lados: certas corporações cerceiam a nossa liberdade na rede, tentando canalizar para o seu lado, tudo que podem, seja a liberdade do usuário, seja a velocidade de conexão, entre outros. Do outro lado, governos filtram e peneiram o conteúdo conforme seu interesse.
[ad#Adsense1]
Com isto tudo acontecendo, fica a pergunta: estamos a salvo? E se estamos em perigo, quem é o agressor? Marcus Vinícius Campez, um dos colaboradores desta edição, levanta exatamente isso. Projetos de leis como, PIPA, SOPA e ACTA visam “domesticar” a Internet, deixando a mesma, na posse total dos governos, afim de suprir suas necessidades. E quais seriam essas necessidades? O que está em jogo? Ao nos conectarmos em nossas residências ou em nosso smartphone, estamos realmente a salvo? E quem poderá nos defender?!
Roberto Salomon levanta uma questão equivalente. Segundo Salomon, “através de projetos de lei como SOPA e PIPA, com o objetivo de impedir a implosão de uma indústria bilionária, a indústria de entretenimento passaria a ter também os meios para controlar e impedir o uso dos seus produtos”. Mas será que para estas entidades e corporações somos apenas “consumidores” e não pessoas, dotadas de vários direitos, e entre eles, o da liberdade?
O deputado Emiliano José, fala exatamente sobre essa “guerra”. Conforme Emiliano José, “os poderosos do mundo, deram-se conta agora do potencial emancipador da Internet, e querem, de variados modos, colocar um freio nela, tanto para garantir lucros quanto para tentar colocar obstáculos no potencial que ela tem de mobilizar e congregar multidões, de estimular a cidadania em escala mundial”.
Baixe a revista e conheça o projeto!
Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681