Evite que seu computador se torne um zombie

Evite que seu computador se torne um zombie

VírusA cada dia surgem novos vírus, uma nova praga virtual, precisamos ter cautela ao usar a internet, nem com o melhor antivírus do mercado, estamos protegidos, por isso é preciso usar a internet com cuidado, caso contrário em vez de aliada, ele será uma inimiga.

Os computadores infectados por códigos maliciosos, são  capazes de transformar o sistema do usuário em um servidor de e-mail para envio de spam, são chamados de spam zombies. Em muitos casos, o usuário do computador infectado demora a perceber tal comportamento anômalo, exceto por lentidão na máquina ou na conexão com a rede.

Além de propagar-se por e-mail, a maior parte dos códigos maliciosos se tem disseminado automaticamente pela rede. Esses programas maliciosos, em geral worms ou bots, buscam por máquinas com programas que possuem alguma vulnerabilidade e as comprometem. Após conseguirem acesso a uma máquina, esses programas passam a ser controlados pelos invasores e podem, entre outros fins, ser utilizados para o envio de spam.

 

Algumas dicas para proteção

•    Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo.
•    Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção.
•    Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware.
•    Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida.
•    Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus.
•    Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up.
•    Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos.
•    Se você não tem antivírus atualizado ou não instalado, comunique ao setor responsável para acertar a situação, pois um simples deslize pode comprometer toda uma organização.

Baixe a cartilha completa
Artigo NAVEGUE PROTEGIDO
Projeto ANTISPAN.BR

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu