Fabrício Basto 25 de maio de 2010 Segurança
A cada dia surgem novos vírus, uma nova praga virtual, precisamos ter cautela ao usar a internet, nem com o melhor antivírus do mercado, estamos protegidos, por isso é preciso usar a internet com cuidado, caso contrário em vez de aliada, ele será uma inimiga.
Os computadores infectados por códigos maliciosos, são capazes de transformar o sistema do usuário em um servidor de e-mail para envio de spam, são chamados de spam zombies. Em muitos casos, o usuário do computador infectado demora a perceber tal comportamento anômalo, exceto por lentidão na máquina ou na conexão com a rede.
Além de propagar-se por e-mail, a maior parte dos códigos maliciosos se tem disseminado automaticamente pela rede. Esses programas maliciosos, em geral worms ou bots, buscam por máquinas com programas que possuem alguma vulnerabilidade e as comprometem. Após conseguirem acesso a uma máquina, esses programas passam a ser controlados pelos invasores e podem, entre outros fins, ser utilizados para o envio de spam.
Algumas dicas para proteção
• Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo. • Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção. • Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware. • Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida. • Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus. • Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up. • Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos.
• Se você não tem antivírus atualizado ou não instalado, comunique ao setor responsável para acertar a situação, pois um simples deslize pode comprometer toda uma organização.
Baixe a cartilha completa
Artigo NAVEGUE PROTEGIDO
Projeto ANTISPAN.BR
Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681