As revelações de Edward Snowden mostrou que devemos nos preocupar com nossa privacidade, são vulnerabilidades, roubo de dados em larga escala de pequenos e grandes serviços que acontecem diariamente, sendo necessário investir mais em segurança nas nossas atividades digitais. Para quem leva isso a sério, poderá ser interessante dar uma olhada no sistema que o próprio Snowden utiliza: o Tails.
O Tails é uma distribuição Linux, derivada do Debian, que você pode usar em qualquer computador a partir de um DVD, de uma memória USB ou de um cartão SD. Ele tem como objetivo preservar sua privacidade e seu anonimato e possibilita utilizar ferramentas para criptografar seus arquivos, e-mail e mensagens instantâneas.
Como funciona o Linux Tails?
O sistema envia seu tráfego pela rede Tor, toda conexão à internet passa pela rede Tor, redirecionando o tráfego de forma que ele não possa ser rastreado de volta até você. E-mails são criptografados através de OpenPGP, enquanto as mensagens de bate-papo usam o Off-the-Record para tanto. E um plugin força o navegador a usar conexões HTTPS sempre que possível.
O Tails possui ainda, ferramentas de privacidade, como o PGP, sistema de gestão de passwords KeePassX, além de programas de escritório (libre office)
Vídeo de apresentação do Linux Tails
O download da distribuição está disponível no site oficial
Respondendo o questionamento inicial, todos os sistemas são vulneráveis, toda informação que colocamos na internet pode ser utilizada por terceiros, toda sistema possui falhas, precisamos buscar proteger nossos dados e garantir a segurança necessária para não sermos alvo fáceis de crimes virtuais.
Até logo