A tecnologia que liberta!
Participe do maior evento de software livre da América Latina, a cada ano mais inovação e informação para todos os aficionados por Software Livre e Linux.
Participe, envolva-se, colabore, ensine, aprenda e compartilhe informações, uma das finalidades do software livre é essa. Dê a sua contribuição, seja livre.
A programação do evento está variada, uma das grandes novidades é a Rodada de Negócios e Competências em Tecnologias Livres, organizada com o apoio do Sebrae-RS. A ação tem por objetivo aproximar empresas que produzem e contratam serviços de TIC e utilizem tecnologias livres tendo como foco a complementaridade de competências.
A programação geral, como de costume, é montada com a colaboração da comunidade Software Livre de todo o Brasil. Cerca de 600 propostas de palestras foram submetidas à organização do evento. O material é repassado à comunidade (formada por participantes inscritos e palestrantes desta e das últimas edições e por sócios da Associação SoftwareLivre.Org), que vota nas melhores ideias para compor a grade da palestras e oficinas do evento.
Palestrantes convidados
Além das palestras submetidas via inscrições pelo site, a coordenação do temário do fisl realiza convites especiais para os principais destaques da área, no Brasil e no mundo. Já estão confirmadas as presenças de diversos profissionais, entre eles:
• Amir Taak (Inglaterra) – Desenvolvedor de games e outros softwares, Amir tornou-se conhecido por ser o responsável pelo desenvolvimento do projeto Bitcoin.
• Kristian Lyngstøl (Noruega) – Kristian trabalha no desenvolvimento do Varnish desde 2008, com aplicações web desde 2000 e com websites desde 1995.
• Felix Paul Kühne (Alemanha) – programador e estudante de medicina, Felix trabalhou no desenvolvimento do popular player livre VLC para OSX (Mac) nos últimos 9 anos, e tornou-se o desenvolvedor líder para essa plataforma em 2010.
• Randal L. Schwartz (EUA) – conhecido como “o mago do Perl”, ele é co-autor de diversos livros amplamente usados sobre a linguagem.
• Jean Baptiste Kempf (França) – desenvolvedor e músico, JB é o presidente da VideoLan, comunidade de software livre que desenvolve projetos de vídeo – entre eles, o VLC, popular player multimedia open source.
• Niibe Yukata (Japão) – um dos fundadores e atual presidente da Iniciativa Free Software do Japão, Gniibe contribui para Projeto GNU desde 1989 e é desenvolvedor Debian desde 2005.
• Jon Maddog Hall (EUA) – Presidente fundador da Linux Internacional, tem mais de 40 anos na indústria de software.
• Marcelo Branco (Brasil) – Ex-coordenador da Associação Software Livre.org, foi um dos idealizadores do projeto Conexões Globais 2.0. Também foi coordenador da estratégia nas redes sociais da candidata eleita a Presidenta da República do Brasil Dilma Rousseff, três vezes diretor geral da Campus Party Brasil, tendo trabalhado para o governo da Generalitat de Catalunya, na Espanha, como assessor responsável pela Estratégia de Software Livre no governo.
• Sérgio Amadeu da Silveira (Brasil) – sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre da Inclusão Digital no Brasil, foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Outra característica do fisl é englobar atividades e palestras ligadas à cultura livre, tendo como uma das grandes atrações do fórum o Festival de Cultura Livre. Este ano, além de mostras de vídeo, apresentações artísticas e musicais, haverá também o Festival de Robótica Livre. A programação conta ainda com o Workshop Software Livre (que exibe painéis de trabalhos acadêmicos da área) e a produção de conteúdo através da TV e Rádio Software Livre.
Local e Data
O FISL 13 acontecerá no período de 25 a 28 de julho de 2012, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site do evento com descontos variáveis. É possível participar nas categorias “individual”, “estudante”, “caravana”, “corporativo” e “governo”, cada uma com preços diferenciados. Este ano o fisl inova também na forma de inscrição: pela primeira vez em um evento no Brasil serão aceitas moedas virtuais (BitCoins) na compra de ingressos.