Vírus no Twitter! Cuidado!

[ad#Adsense1]

Recentemente escrevi sobre os encurtadores de url’s, uma ferramenta muito útil, porém insegura, pois links maliciosos podem usar os serviços para esconder vírus. Foi o que aconteceu. Se você recebeu nos últimos dias um tweet com a frase “haha this is the funniest video ive ever seen” acompanhado de um link, saiba que se trata de um malware que rouba informações confidenciais do usuário.

O malware foi identificado pela F-Secure e, segundo a empresa, acompanha temas bem atuais, como “Projeto Ficha Limpa”.

O link é hospedado no encurtador de links Bit.ly e o usuário é direcionado ao site pc-tv.tv para que o vírus invada o computador.

Assim que o site tenta abrir portas para o vírus, um aviso do Java perguntando se o usuário aceita o software. Caso aceite, o computador identificará um erro no aplicativo. Porém, o computador já foi infectado. A F-Secure reportou a URL infectada ao Bit.ly.

ATUALIZAÇÃO 07-12-10

Um link com código malicioso está se espalhando rapidamente pelo Twitter, utilizando o encurtador “goo.gl”, do Google.

Um grande número de mensagens contendo o link “goo.gl/R7f68” estão aparecendo desde hoje pela manhã e redirecionam os usuários que clicarem para uma página recheada de malware. Leia mais

Com certeza surgirão novas pragas, cuidado com as urls curtas, elas podem esconder muitas coisas, isso é só começo. O que você acha disso?

Abraços

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem 3 comentários

  1. Geralmente podemos identificar desse modo, mas quando é utilizado os encurtadores de url’s, o link verdadeiro fica escondido, somente visualizaremos se clicarmos.

  2. É muito fácil identificar vírus em URLs, basta olhar se o link está direcionando para o mesmo lugar no qual esta escrito. Ex se o link é http://www.clique.aqui.com você coloca o mouse em cima do link e confere ele no canto inferior esquerdo do seu monitor se aparecer o mesmo link já é um bom começo, mas certifique-se de que no final não tenha nenhum executável. Executavéis terminan geralmente em: exe,com,src. Se terminar com um desses finais FUJA!.

  3. complicado… – Geralmente, quando algo assim está escrito em ingles já desconfio… Agora quanto encurtadores de url’s — como será que podia se descobrir se lá existe ou não um virus – VC É UMA EPSSOA DE CONFIANÇA PRA MIM… e me mandou uma url curta — Porem como que eu sei que a url´s que “vc me mandou” não possui virus??? — complicado 🙁

Deixe uma resposta

Fechar Menu