Revista Espírito Livre – Edição 28

Revista Espírito Livre

Mais uma edição da Revista Espírito Livre, recheada de informações e promoções para você.

O tema da revista é o LibreOffice, o melhor e mais completo suíte de escritório, gratuito e livre.

O LivreOffice é utilizado em todas as distribuições Linux, mas engana-se aqueles que o LibreOffice é a escolha só dos que utilizam GNU/Linux. Empresas e usuários que utilizam outros sistemas operacionais também o utilizam. Por ter a característica de ter seu código aberto, usuários de diversos sistemas se beneficiam das funcionalidades do referido software.

Com milhões de linhas de código, a suíte arrebanha simpatizantes mas também rivais e usuários insatisfeitos. A velocidade com o software é aberto e a compatibilidade com outros formatos são as principais queixas daqueles que não são “tão” fãs da suíte. O fato é que grande parte das queixas também estão relacionadas com outros elementos, além do próprio LibreOffice. Sendo assim, culpá-lo por não se comportar da forma que este ou aquele usuário gostaria, não seria a atitude mais prudente. A contribuição, colaboração na construção de novos recursos ou correção e relato de bugs podem sim, ajudar a torná-lo uma solução ainda mais profissional do que já é. E todos, de alguma forma, podem contribuir na melhora do software, esta é a mágica que o software livre proporciona.

[ad#Adsense3]

O usuário final, aquele que não entende de programação, não conhece de design mas acha que um botão diferente poderia melhorar sua usabilidade, pode contribuir com sugestões. Aquele que é fluente em outras línguas também pode ajudar na tradução. No site oficial [http://pt-br.libreoffice.org] o usuário descobre como pode ajudar a torná-lo o que ele, o usuário, deseja e espera de uma suíte de escritório. A comunidade agradece.

A edição está recheada de interessantes entrevistas, são 4 entrevistados, sendo que 3 internacionais: Sophie Gautier e Italo Vignoli, ambos da The Document Foundation, Immo Wille, da Universidade de Zurique. Entrevistamos ainda Vitor Micillo, criador da Rede Social Doode.

Iris Fernández, direto da Argentina, fala dos benefícios do uso do software livre na educação e Daniel Bruno nos traz a cobertura do FUDCon 2011, que aconteceu no Panamá. Filipo Tardim mostra forma de clara como compilar o kernel do Ubuntu e Rodrigo Griffo apresenta a instalação do CentOS via Netinstall. E tem muito mais.

 

Baixe Agora a revista e participe das promoções do mês.

 

Siga o blog no Twitter @analistati

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem 3 comentários

  1. Hey very cool blog!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds alsoI’m glad to search out so many useful info right here in the post, we’d like develop more techniques on this regard, thank you for sharing. . . . . .

  2. A filosofia do software livre é fantástica. Todos os dias várias ferramentas são criadas, muito conhecimento é gerado, de forma colaborativa e o melhor, sem custo. Abraços e Sucesso!

  3. Muito bom poder contar com esta divulgação. Sou fã de software livre. melhor ainda é saber que existem pessoas que colaboram e lutam voluntáriamente para que tenhamos conhecimento e ferramentas de forma gratuita. Utilizar software livre é poder se destacar na profissão mostrando pra empresa que você pode continuar oferecendo soluções e economizar gastos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu