Por que sua empresa precisa se preocupar com a segurança de dados

Por que sua empresa precisa se preocupar com a segurança de dados

cyber segurança dados

Desde que a internet se consolidou como uma das ferramentas mais importantes em nosso dia a dia, a questão da segurança de dados se tornou uma das prioridades.

Afinal, transações bancárias, mensagens por e-mail, compras e vendas em lojas online exigem senhas e informações de dados importantes.

É fundamental que esses dados sejam protegidos, evitando com isso sérios prejuízos tanto para você quanto para os seus clientes.

Por isso, a utilização de sistemas e métodos que tornam os dados da sua empresa mais seguros ganha cada vez mais importância.

A atuação de hackers com o intuito de quebrar códigos e roubar senhas é um entrave, por exemplo, para quem quer investir em uma loja virtual, pois não se sente seguro.

O mesmo medo vale para muitos clientes, que deixam de lado a praticidade das contas online temendo que os seus dados sejam roubados por pessoas mal intencionadas.

 

A importância do certificado SSL

Quem administra uma loja virtual deve conhecer o quanto um certificado SSL pode ser útil na questão da segurança de dados.

A empresa Weblink, por exemplo, que atua com hospedagem de sites, oferece para os seus clientes alguns planos avançados que oferecem gratuitamente esse certificado.

O SSL é a sigla para o termo Security Sockets Layer. Em português esse termo significa Camada de Soquetes Segura.

Esse protocolo foi desenvolvido em 1994 e desde então vem se tornando um dos principais meios de proporcionar segurança em relação a tráfego de dados.

No caso de e-commerce, o protocolo SSL mantém protegidos dados como números de cartão de créditos, RG e CPF dos clientes.

Para realizar tal procedimento de proteção, ele cifra as informações, comprova a identidade dos reais envolvidos na transação e impossibilita que terceiros interceptem esses dados.

É bem provável que você já tenha se deparado com algum site protegido pelo protocolo SSL. Um site protegido mostra dois elementos na barra de endereços.

Um deles é a sigla HTTPS e o outro é um cadeado verde que, de uma forma geral, aparece ao lado do HTTPS. Sendo assim, alguns dos motivos para você adquirir o SSL para o seu e-commerce são:

 

Credibilidade

Os consumidores estão cada vez mais atentos, pois eles se preocupam com a questão de segurança quando o assunto é compras online.

Ao demonstrar que a sua loja virtual investe no quesito segurança, você estará investindo em bom atendimento, fazendo com que os seus clientes confiem em seu negócio.

 

Posicionamento nas páginas de resultado

Em se tratando de técnicas de SEO o Google leva em consideração a preocupação com a segurança. Sites que possuem o HTTPS são bem vistos pelos algoritmos do Google e assim podem ganhar as primeiras posições nas páginas de resultado.

Lembre-se que um bom posicionamento proporcionado pelo Google é um dos fatores básicos para você obter uma considerável quantidade de acessos.

 

Sintonia com a modernidade

Contar com um bom sistema de proteção é uma prova de que você está atento para que o atual mercado exige, especialmente em uma época em que transações online são frequentes.

 

Uma questão de ética

O seu negócio envolve você e os seus clientes. Dessa maneira, prezar para que eles não sejam lesados é uma prioridade que não envolve apenas o êxito do seu trabalho, mas também uma ação de bom senso.

 

Dividindo as responsabilidades

Hoje em dia muitos empreendedores já demonstram que a preocupação com a segurança de dados não é dever apenas do setor de TI. Por isso, investem também em maneiras para orientar a sua equipe.

Nesse caso, algumas dicas para as empresas melhorarem o aspecto da segurança são:

 

Treinar os seus funcionários

Organize momentos de treinamento para a sua equipe, salientando e explicando como o roubo de dados pode afetar de maneira negativa a empresa.

Além disso, é importante estipular algumas normas para que cada membro da equipe saiba como agir diante de alguma situação específica.

 

Limite a utilização de dispositivos removíveis

O que facilita a entrada de Malwares e outros softwares prejudiciais é o uso de ferramentas como pen-drives. Limitar a utilização desses equipamentos pode dificultar a entrada de arquivos indesejados.

O investimento em Cloud Computing é uma alternativa viável e cada vez mais segura. A chamada Computação em Nuvem é uma boa maneira de acessar e compartilhar dados.

 

Conclusão

E então, como está a segurança do seu empreendimento? Lembre-se: a tecnologia trouxe elementos inegavelmente benéficos, por outro lado, também mostrou perigos inéditos.

Felizmente, hoje em dia, à medida que as transações online se tornam cada vez mais comuns, também já é possível contar com maneiras de tornar os seus dados mais protegidos.

Portanto, quando você pensar nos procedimentos de gestão da sua empresa, nunca deixe de lado a questão da segurança de dados.

 

Crédito da imagem: Pexels.com

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Deixe uma resposta

Fechar Menu