O Raspberry Pi 4 chegou, com muitas novidades!

O Raspberry Pi 4 chegou, com muitas novidades!

O Raspberry Pi 4 chegou, embora muito antes do esperado

Com várias atualizações importantes, o novo Raspberry Pi 4 pode ser a versão mais rápida e versátil do computador de placa única. Melhor ainda, o preço continua o mesmo US $ 35, conforme anunciado pelos modelos anteriores.

Continue lendo para saber mais sobre as especificações e os novos recursos do Raspberry Pi 4.

Raspberry Pi 4: especificações e preço

A mais recente aposta do Raspberry Pi 4 é o grande aumento de desempenho.

No coração das especificações do Raspberry Pi 4 bate-se um poderoso processador ARM Cortex-A72 (BCM2711) quad-core de 64 bits rodando a 1.5GHz. Ele está emparelhado com uma seleção de opções de memória: 1 GB, 2 GB ou 4 GB de RAM LPDDR4.

O novo processador, quando combinado com 4 GB de RAM, é capaz de oferecer algo mais próximo do desempenho de desktops (embora o desktop de nível básico, e não os equipamentos de ponta). Tarefas pesadas com CPU, como a emulação de jogos, também verão algumas melhorias notáveis no novo chip, em comparação com as mais antigas e lentas dos modelos anteriores.

Especificações completas:

Processador CPU ARM Cortex-A72 de 64 bits (Quad-Core a 1,5 GHz)
Gráficos VideoCore VI GPU
Memória Até 4 GB
Portas 2x porta micro-HDMI
2x USB 3
2x USB 2
USB tipo-C Power Port
MicroSD
Conectividade Ethernet
Wi-Fi de banda duplaGigabit Ethernet
5
Interfaces CSI (camera)
DSI (display)
Preço A partir de $ 35

Monitores duplos, gráficos melhores

O uso de duas portas micro-HDMI ostenta dois monitores de até 4K em resolução a partir de um único dispositivo Raspberry Pi 4, cuja manipulação é cortesia de uma GPU VideoCore VI aprimorada.

Além de suportar a exibição em 4K, a GPU também pode lidar com a decodificação de hardware H.265 4Kp60. Esse aumento, em particular, permitirá que os fabricantes e usuários domésticos criarem centrais de mídia com alto desempenho e qualidade gráfica.

O Raspberry Pi 4 é capaz de usar o driver Mesa “V3D” para oferecer navegação na web acelerada por OpenGL e composição de desktop.

Outras melhorias

O Raspberry Pi 4 Modelo B possui Ethernet Gigabit dedicada (sem passagem USB) e rede sem fio que, segundo a empresa, oferece 2x a velocidade e 4x a faixa do modelo anterior, o Raspberry Pi 3B + .

raspberry-pi-4-especificacoes

A conectividade e a expansão é, como seria de esperar, bem servida graças a um verdadeiro excesso de portas USB 2 e 3 e a uma entrada para cartão MicroSD integrada (necessária para executar um sistema operativo).

A placa também expõe uma interface de câmera CSI, interface de exibição DSI e pinos power-over-ethernet. Um cabeçalho GPIO de 40 pinos também está presente.

O Raspberry Pi 4 será totalmente compatível com todos os modelos anteriores Raspberry Pi, então se você tem hardware e pi ECES, o novo modelo vai caber sem grandes problemas.

Então, para recapitular, o Raspberry Pi 4 oferece:

  • Desempenho de classe desktop
  • Velocidades de transferência mais rápidas
  • Mais opções de memória
  • Suporte para monitor duplo
  • Decodificação de mídia 4K
  • Porta de energia USB tipo C

Vídeo sobre essa grande pequena máquina!

Conheça melhor o novo Raspberry Pi 4, no seu site oficial:

https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-4-model-b/

Fonte: omgubuntu (em inglês)

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Deixe uma resposta

Fechar Menu