Novidades do Ubuntu 12.04 “ Precise Pangolin”

Novidades do Ubuntu 12.04 “ Precise Pangolin”

A nova versão está repleta de novidades para os usuários. Após anunciar uma versão do Ubuntu para Android, o Canonical, empresa mantenedora do sistema operacional Ubuntu Linux, anunciou conforme calendário a versão final do Ubuntu 12.04, chamado pelo codinome Precise Pangolin. O sistema está mais rápido, contará com modificações no sistema de gerenciamento de energia, o que permite economia de energia em várias máquinas.

Uma novidade é que a ISO do sistema vai mudar para 750 MB, 50 MB a mais para aplicativos, outra que o aplicativo padrão de música será o Rhythmbox, não mais o Banshee, como nas versões 11.04 e 11.10, mas o usuário pode optar o que melhor lhe agrada.

A aplicativo de escritório padrão é o LibreOffice, na versão 3.5 e o Kernel do sistema está na versão 3.2.0-17.27, apesar de existir a versão 3.3, porém é possível atualização.

[ad#Adsense1]

Ambiente Integrado (32 e 64 Bits)

Ao baixar o Ubuntu 12.04, será priorizado no Download as ISOs em 64-bit. Os aplicativos desenvolvidos em 32-bit serão instalados normalmente, graças ao suporte multiarch, que permite a instalação dos pacotes.

Central de Programas

A Central de Programas, um dos itens mais demorados de se abrir com o Ubuntu 11.10, está rápida e melhorada. A central de programas passou por grandes mudanças, está melhor visualmente, com melhorias nas descrições dos programas, com destaque em vídeo. Outra novidade é que quando você instala um programa ele é automaticamente adicionado ao lançador do Unity.

Melhoria da Tela de Login e Usabilidade

A tela de login está mais moderna e com um design inovador. O modo de seleção de ambiente foi modificado e plano de fundo acompanha o plano de fundo do Desktop do usuário selecionado.

Os controles de mouse e touchpad estão melhorados, com mais funções, tais como suporte para habilitar e desabilitar touchpad via teclado, desabilitar touchpad ao digitar texto e outros.

Melhoria no acesso aos aplicativos

A interface da versão 12.04 passa a contar com a funcionalidade HUD – Heads Up Display funcion, que tem como função a melhoria na busca e acesso dos aplicativos, a HUD substitui os tradicionais menus com comandos e pode ser acessada pressionando a tecla Alt, digitando o que deseja fazer. Segundo os desenvolvedores o sistema fará um histórico das pesquisas, com o objetivo de retornar resultados mais precisos.

 O nível de controle oferecido pelo HUD é poderoso, você digita o que deseja, o sistema busca a melhor forma de realizar a operação. Um exemplo é um usuário que quer mudar seu status de programas de mensagens instantâneas (Skype), sem precisar entra e sair do programa, muito prático e rápido.

 No futuro próximo teremos comandos de voz integrados ao sistema.

 Veja esse vídeo sobre a funcionalidade

Melhoria no suporte a idiomas

Agora quando o usuário instalar um aplicativo da central de programas do Ubuntu, serão instalados os pacotes correspondentes para suporte ao idioma em uso no sistema, incluindo as traduções e módulos de correção ortográfica, instaladas automaticamente.

O Ubuntu Linux 12.04 foi lançado dia 26 de Abril de 2012, escolha sua versão pelo site oficial

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin Desktop – 32Bits;

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin Desktop – 64Bits.


Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem um comentário

  1. Melhor versão do Ubuntu até agora! Muito estável, funcional, em uma semana ou menos uma pessoa comum já melhora na produtividade, ainda mais com essa hud que nos salva de ter que procurar o item clicando no menu. É muito bonita, encontra rapidamente o que se procura, enfim, muito recomendada para empresas também! Ao menos por aqui me ajudou muito com o aumento de produtividade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu