Google quer saber para onde você olha

Uma pesquisa muito interessante feita pela Google, mostra para onde os leitores olham ao pesquisarem no site.

Google quer saber para onde você olha

Quando o usuário faz uma busca, a decisão de que resultado escolher é tomada em segundos. Para tentar descobrir o que desperta a atenção do internauta, o Google está estudando o movimento dos olhos.

O grupo de Pesquisa com Experiência do Usuário da empresa chegou à conclusão de que as pessoas avaliam a página com os resultados de busca tão rápido que a maior parte das decisões é inconsciente.
Para tentar entender melhor o que determina as escolhas, a equipe está usando equipamentos que mapeiam os movimentos dos olhos em testes de laboratório.

Claro que o mapeamento de olhos não nos diz o que eles estão pensando, mas nos dá uma boa ideia sobre que parte da página eles estão pensando”, explicam Anne Aula e Kerry Rodden, pesquisadoras do Google

Os testes mostram que as pessoas tendem a olhar para os resultados em uma determinada ordem – do primeiro para baixo, até que encontrem um resultado útil e cliquem. O padrão de visualização mostra que as pessoas em geral não vão além dos dois primeiros resultados.

Uma das conclusões dos pesquisadores é que ícones de imagem e vídeo podem ajudar o usuário a encontrar os resultados buscados sem atrapalhar o padrão de visualização.

Os estudos de mapeamento dos olhos não são úteis apenas para buscas. O time também aplica os testes para descobrir como melhorar outros produtos, como Google News e Image Search.

Fonte: Info Online – Daniela Moreira

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem um comentário

  1. Oi Fabrício…

    Realmente é algo interessante saber quais as hot áreas de um site/blog.

    Há inclusive um plugin do WordPress que te mostrar as áreas mais clicadas do site e consequentemente onde as pessoas mais olharam.

    Não lembro o nome do plugin agora, mas o Paulo Faustino do http://www.fique-rico.com postou sobre isso a mais ou menos 1 mês atrás.

    Abraço

Deixe uma resposta

Fechar Menu