Google tem patente para datacenter flutuante

No artigo Google mostra seus servidores, comentei que o Google estava planejando construir um datacenter flutuante, pois é, conseguiram a patente para funcionar, muito espertos…

A patente descreve técnicas para construir um datacenter sobre um navio ou plataforma que usa o movimento das ondas para gerar eletricidade e a água do mar para resfriar os equipamentos. A empresa havia solicitado a patente de sua idéia em fevereiro de 2007.

Além de economizar energia, o datacenter flutuante diminui gastos como do aluguel do terreno e com impostos sobre propriedade, argumenta o Google.

Outra vantagem da solução, segundo a empresa, é  que ela está protegida de terremotos.
Datacenter Flutuante Google
Sistema da Pelamis System, que gera energia a partir de balanço das ondas, pode ser adotado pelo Google no seu datacenter flutuante

No mês passado, o Google realizou um evento sobre eficiência em datacenters. Na ocasião, revelou informações que nunca tinham sido reveladas, inclusive vídeos das instalações.
http://info.abril.com.br/blog/nalinhadogoogle/20090417_listar.shtml?161487

Fonte: Info On-line, por Kátia Arima

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Deixe uma resposta

Fechar Menu