Proteja sua empresa de ex-funcionarios

O Campus Sertãozinho do IFSP abriu inscrições para as turmas dos cursos de extensão em várias áreas, incluindo tecnologia da informação e programação.

Os cursos são ofertados na modalidade a distância, totalmente gratuitos.

Configura os cursos:

Programação de Computadores e Dispositivos Móveis

O curso de extensão “Programação de Computadores e Dispositivos Móveis” será ministrado no formato EaD (Ensino a Distância), utilizando a plataforma Moodle. Ele foi dividido em 4 módulos, sendo um introdutório de 20 horas; um de 50 horas que tem o objetivo de fazer uma introdução à lógica de programação; um de 80 horas com conceitos e práticas avançadas de programação e, por fim, um de 50 horas para a programação de dispositivos móveis (Android).

1200 vagas

1) Introdução à programação de computadores e algoritmos (20h): Neste módulo, o aluno vai ter o primeiro contato com técnicas para desenvolver sequencias lógicas em busca de resolver qualquer tipo de problema. Após isso, os conceitos relacionados à computação (bits, bytes, armazenamento em memória, etc) serão abordados. Além disso, o módulo introduz conceitos do que é uma linguagem de programação a partir de exemplos reais utilizando a linguagem C.

2) Lógica de programação básica (50h): Neste módulo, o aluno vai ter, através da linguagem de programação C, os primeiros contatos com variáveis, estruturas sequenciais (entrada, processamento e saída de dados), estruturas de decisão, estruturas de repetição, vetores unidimensionais e modularização (funções e procedimentos).

3) Lógica de programação avançada e banco de dados (80h): Com os conceitos básicos de programação entendidos, o aluno então é capaz de compreender a lógica de programação orientada a objetos através da linguagem Java. Neste módulo, o aluno irá aprender, através de exercícios práticos, a desenvolver uma interface gráfica (caixas de texto, botões, rótulos, etc.), ler os valores inseridos na mesma e armazenar estas informações em um arquivo. Após isso, o tema Banco de Dados é apresentado de forma que o aluno seja capaz de definir o momento correto de utilizar arquivos ou Banco de Dados para armazenamento de informações. O aluno terá contato com os principais comandos SQL (insert, delete, update e select). Com os conhecimentos de Banco de Dados adquiridos, o aluno aprenderá a manipular informações do Banco de Dados a partir de um sistema desenvolvido por ele, utilizando para isso a linguagem Java e todos os conceitos adquiridos até o momento.

4) Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (50h): Este módulo fecha o curso e através dele, o aluno aprenderá a desenvolver aplicativos básicos que serão executados em dispositivos inteligentes como smartphones, tables, etc. O curso fará uma introdução ao desenvolvimento para dispositivos móveis; aplicações de dispositivos móveis em engenharia; ambiente de desenvolvimento; Interface Gráfica e Layout; Comunicação entre processos; Acesso a recursos de telefonia.

O curso será a distância via Ambiente Virtual de Ensino (Moodle).

 

Autocad 2D (Presencial)

OBJETIVOS: O curso ‘AutoCAD módulo básico 2D’ consiste em apresentar os principais comandos do software AutoCAD utilizados na criação e modificação de desenhos técnicos em duas dimensões, finalizando com a plotagem do produto final. Direcionado aos profissionais e estudantes que demandam a utilização do desenho técnico, o curso terá uma carga horária de 40 horas, distribuídas em um total de 12 encontros semanais, sendo as aulas totalmente em laboratório de informática, com um aluno por computador. Ao final do curso, o aluno que tiver pelo menos 75% de presença será avaliado em uma atividade prática, sendo considerado aprovado caso consiga realizar as tarefas adequadamente.

 

Introdução ao Gerenciamento de Projetos

OBJETIVOS: Conhecer as técnicas de gerenciamento de projetos, usando o guia do PMBOK; proporcionar subsídios para o gerenciamento de projeto, de acordo com a dimensão do mesmo; conhecer ferramentas para o gerenciamento de projetos; trocar informações entre os participantes, assim como a busca de conhecimentos e maturidade no processo de gerenciamento de projetos.

 

Introdução à Programação para WEB (EAD)

OBJETIVOS:O curso oferece atualização e capacitação para uso de programação para internet básica, a fim de iniciar ou completar o conhecimento dos alunos em: introduzir tags básicos e alguns avançados do HTML; noções de programação cliente incluindo inserção de imagens; conhecimentos básicos de edição de imagens a fim de inserir em páginas web; conhecimentos básicos de programação dinâmica em flash a fim de inserir em páginas web.

Para informações e inscrições acesse o site: http://extensao.ti.srt.ifsp.edu.br/