Curso gratuito Introdução às Criptomoedas - PUC-Rio (Online)

O curso de introdução às criptomoedas da PUC-Rio é o primeiro curso livre gratuito neste tópico oferecido pela universidade. Não há pré-requisitos para participação. O curso será oferecido em português e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da PUC-Rio, com apoio de tutores.

O curso foi desenvolvido pelos professores Luis Felipe Carvalho, Felipe Araújo e David Gibbin.

Objetivo

Introduzir os participantes no mundo das moedas digitais descentralizadas (criptomoedas), como o Bitcoin. O curso vai expor aos participantes discussões sobre a origem e função do dinheiro e como este conceito vem se transformando ao longo do tempo. A partir desta discussão será feita uma conexão com o mundo da criptografia e ideias libertários, que deram origem a primeira moeda digital descentralizada – o Bitcoin. O curso tem como objetivo fazer um panorama das tecnologias subjacentes às criptomoedas, abordando conceitualmente uma delas – a Bitcoin. Ao final do curso o aluno será incentivado a criar uma carteira digital e realizar movimentação de valores dentro da comunidade do curso de forma a ganhar mais confiança no funcionamento das criptomoedas. Este curso também serve como preparatório para o curso de Operador de Criptomoedas, tradicionalmente oferecido pela Educação Continuada da PUC-Rio com sucesso de público . A partir de 2018 , além da modalidade presencial, o curso será oferecido também na modalidade à distância.

 

Público-Alvo

Pessoas interessadas em dar os primeiros passos no mundo das Criptomoedas. Para realização deste curso espera-se que os alunos tenham acesso a uma boa conexão com internet e autonomia suficiente para navegar no ambiente online do curso e aprender as ferramentas que serão utilizadas.

 

Metodologia

Este é um curso digital aberto no formato MOOC (Massive Online Open Course), o que pressupõe uma mentalidade de rede. Imagine o ambiente virtual de aprendizagem como uma espécie de rede social com recursos direcionados para aprendizagem. Pense como estivesse em uma sala de aula, mas sinta-se como estivesse no Facebook. Participe dos debates e busque o máximo de interação com os outros participantes.

A primeira turma do curso será disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem da PUC-Rio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24/11/2017, mas dependendo do número de inscritos elas podem encerrar anteriormente. No dia 24/11 o aluno receberá um login e senha para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da PUC-Rio. Nesse mesmo dia o ambiente será aberto para acesso e as primeiras instruções estarão disponíveis. O material de estudo será disponibilizado a partir do dia 25/11/2017 e a duração total do curso será de três semanas.

A maioria das atividades pode acontecer de forma assíncrona, ou seja, cada aluno participa conforme sua disponibilidade de horário. Entretanto, estaremos agendando algumas atividades síncronas onde a turma será convidada a se conectar em um horário marcado para participar de sessões de perguntas e respostas com os professores do curso.

 

Inscrição e informações

A inscrição é gratuita, realizada neste link , até o dia 24-11.