Como ter segurança da informação na sua empresa?

A sociedade vive a era da informação e do conhecimento. Devido ao elevado valor que determinadas informações possuem, resguardá-las podem salvar o destino de sua empresa. Por se tratar de um dos grandes patrimônios de um empreendimento, investir em segurança da informação é fundamental.

Ademais, dependendo do formato que no qual as informações são armazenadas, pode-se protegê-las ou as colorem em risco.

Qual a importância da segurança da informação? Toda empresa deve ser capaz de identificar e analisar informações. Isso porque a tomada de decisão de uma organização deve estar sempre baseada na realidade das informações habilitando-as a alcançar seus objetivos.

É necessário que toda empresa mapeie e análise o grau de necessidade em resguardar as suas informações e como elas se encontram organizada no momento. Por meio do mapeamento é possível identificar as melhores medidas a serem tomadas para proporcionar a segurança da informação.

Como é possível ter uma estrutura eficiente de segurança da informação?

Para garantir a segurança dos dados de sua empresa, é necessário seguir algumas ações e investir nesse setor com seriedade, tendo consciência que a perda de informações pode levar seu empreendimento ao fracasso. Portanto, se atenha ao que é preciso fazer para garanti-las.

 

Criação do PSI – Política de Segurança da Informação

 

Ter normas bem definidas é fundamental para transmitir aos colaboradores a noção de responsabilidade quando se trata de segurança da informação. O PSI é um documento que dispõe de todas as normas, técnicas e procedimentos ao lidar com a informação.

Este é um documento que deve ser de conhecimento de todos os funcionários, e se possível deve ser atualizado periodicamente. Além disso, é necessário que esteja definido os locais de armazenamento e quais pessoas são autorizadas a ter acesso aos dados.

 

Elaborar um projeto de segurança da rede

No contexto atual, a maioria das informações de uma empresa está no formato digital. Por tanto, é necessário estabelecer soluções e medidas preventivas por meio de um bom suporte de TI.

É importante que seja uma equipe especializada na elaboração e implantação do projeto, evitando a ação de hackers e invasores.

 

Adote uma política de backup periódico.

O backup consiste na criação de cópias de segurança. Diversos fatores podem por em risco à segurança da informação e arquivos, sejam interrupções na energia, danos em máquinas, dados não salvos, etc. Para evitar que isso aconteça, os backups são recomendados.

Algumas empresas efetuam as cópias mensalmente, ainda assim, há o risco de permanecer sem os dados dentro desse período. Portanto, o mais indicado é que o backup seja realizado diariamente, ao final do expediente.

Qual é a opção mais segura, armazenamentos em servidores particulares ou o armazenamento em nuvem?

Quando o armazenamento de dados fica restrito à espaços com HD de máquinas ou HD externos, pen drives e demais dispositivos móveis, além de proporcionar a dependência pelo backup que pode ser facilmente esquecido, há muitos riscos de vazamento e perda da informação.

O armazenamento em nuvem se apresenta como a melhor opção para guardar dados, além de ser um sistema simples, é econômico e seguro. Você sabe como o armazenamento em nuvem funciona? Trata-se do uso da própria internet para salvar arquivos, dispensando o uso de dispositivos físicos e evitando que qualquer dano com aparelho ocasione a perda de informações.

Pela sua segurança e eficiência, o armazenamento em nuvem se tornou um empreendimento digital. Várias plataformas disponibilizam o serviço em sua forma gratuita e paga, possibilitando às empresas maiores chances de encontrar boas ofertas.

Contudo, já pensou em ter que ir, manualmente, passando os dados da sua empresa para nuvem? Pois é, não é tão simples. Por isso, a melhor opção é buscar um sistemas de gestão empresarial, que além de manter seus dados seguros e backup diário para você, também possibilita a melhor experiência para gestão do seu negócio. Esse tipo de sistema ERP online disponibilizam segurança SLL, que é a mesma usada em grandes servidores e bancos, garantindo que seus dados fiquem longe, também, de ataque de raques.

Sendo assim, pense bem na melhor forma de ter segurança de informação na sua empresa e como você pode usar isso para alavancar seu negócio.

Autora: Gabriela Vitória