Big Data – Benefícios para as empresas

Big Data – Benefícios para as empresas

A era da tecnologia e informação está mais ativa do que nunca. A transmissão de dados alcançou velocidades impressionantes, armazenamento gigantesco e as empresas estão de olho nas novidades para aperfeiçoar suas vendas e a qualidade de seus serviços.

Uma das novas tendências do mundo da tecnologia que pode trazer inúmeros benefícios a quem a utiliza é o Big Data. Big Data é uma nova forma de armazenamento de dados, analisando-os com o intuito de obter melhores informações sobre um determinado assunto.
big-data
Um dos exemplos mais simples é utilizar o Big Data para cruzar informações dos usuários de determinadas redes sociais para descobrir quais são suas preferências de produtos, para assim, colocar anúncios específicos em sua página. Essa tática já é utilizada pelo Facebook e pelo Google. O Google refina as buscas que as pessoas fazem em seu buscador na web com informações já pesquisadas anteriormente, ou que condizem com suas preferências.

Outras utilidades, muito mais benéficas para as pessoas, são possíveis, como a minimização de danos causados por catástrofes naturais ou para desvendar as causas de problemas sociais como o desemprego.

Para as empresas, o Big Data pode ser um importante aliado se for utilizado com sabedoria e estratégia. Isso porque os dados captados são processados com velocidade e veracidade muito mais eficientes. Estes dados podem ser utilizados para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade dos serviços, otimizem os gastos e proporcionem economia de recursos.

 

Vídeo: Big Data no Globo News – Ciência e Tecnologia

Além disso, o Big Data permite que você esteja antenado com o que acontece em todos os ramos da economia, podendo antecipar decisões e obter vantagens em relação aos seus concorrentes. No entanto, é preciso ter cautela na hora de utilizar os dados. Não economize com profissionais especialistas na análise dos dados. Os estatísticos são profissionais extremamente capacitados para a análise proposta pelo Big Data. Eles podem fazer a diferença quando você precisar tomar uma decisão.

Lembre-se, antes de começar a utilizar o Big Data, tenha um foco em mente. Sem isso, ele poderá se tornar inútil e você poderá perder a chance de trazer benefícios cruciais para o seu negócio!

 

 

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu