Fabrício Basto 15 de fevereiro de 2011 Tecnologia
[ad#Adsense1]
Hoje em dia, somos bombardeados com uma enorme quantidade de informações, a cada segundo a mídia nos coloca em situações que precisamos nos adaptar, buscar soluções rápidas para não sermos prejudicados. São tantas coisas que fazemos no nosso dia-a-dia que o tempo fica cada vez menor, enfim temos a percepção de que não vamos dar conta de tudo e que o tempo fica cada vez escasso.
A informação é importante para muitos profissionais para a realização dos seus trabalhos, todos precisam manipular a cada dia muitas informações: o jornal diário, um e-mail, uma matéria importante, acabar aquele artigo para a revista, visitar um cliente, fazer isso, aquilo e mais um pouco, quem não fica louco?
Tudo que foi falado são sintomas típicos da ansiedade, você é ansioso? Está contando os minutos para acabar esse artigo, pois é, a maioria das pessoas tem que manipular muitas e muitas informações, o que leva a pensamentos ruins, de que não estão dando conta do recado, o que acaba gerando stress e aquela tão mal desejada úlcera no estômago.
Segundo artigo da revista Superinteressante (Nov. 2008), não existe um significado concreto sobre o tema, mas Sigmund Freud, no século 19 falou que a ansiedade é um medo de “algo incerto, sem objetivo”. O significado mais aceito hoje em dia vem do psiquiatra australiano Anubrey Lewis que, em 1967, descreveu o termo como “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigindo para futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”.
Bem, a ansiedade é um medo do que pode acontecer, o inesperado, porém não é uma doença, precisamos ter certo nível dela para reagirmos as situações, porém temos que ter cautela para ela não ultrapassar os níveis normais.
Pense e avalie como está seu dia-a-dia, organize suas tarefas, estabeleça prioridades, como falo sempre em meus artigos “Planejamento é a chave para o sucesso”, por isso coloque tudo que for realizar no papel, colocando o que realmente é importante e prioritário, garanto que seus dias serão bem mais sadios.
Veja essa tabela de distribuição de tempo por atividades:
Sono: 7 horas Trabalho: 6 horas Transporte: 3 horas Alimemtação: 2 horas Estudo: 2 horas Lazer, atividades sociais e descanso: 4 horas
Total : 24 horas
Ahh, vale a pena lembrar que a vida não é somente trabalho, nem estudo, tire um tempo para família, seus amigos e seja feliz.
Literatura recomendada:
Ansiedade de Informação – Wurman, Richard Saul
Ansiedade de Informação 2 – Richard Saul Wurman
Desejo de Status – Alain de Botton
Abraços
Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681