Administre bem seu tempo

Produzir mais é a meta de muitas empresas, afinal, com mais produtos fabricados, é possível vender mais e assim aumentar os seus lucros. No entanto, uma maior produtividade não se resume a adquirir mais matéria prima para que os seus funcionários trabalhem, sendo que a tecnologia possui um importante papel nesse contexto.

Para você descobrir as 7 formas que a tecnologia auxilia no aumento da produtividade, confira neste artigo os seguintes tópicos:

  1. Controle do fluxo de informação;
  2. Automatização dos processos;
  3. Redução dos erros operacionais;
  4. Centralização das informações;
  5. Diminuição dos custos;
  6. Maior agilidade nos processos;
  7. Possibilidade de trabalho remoto.

 

Controle do fluxo de informação

Hoje em dia, empresas de todos os portes, mesmo as pequenas e micros, precisam lidar com um grande fluxo de informação, não é mesmo? Isso é visto tanto na hora de acompanhar as contas a receber quanto a pagar, no levantamento do estoque, nas horas extras dos funcionários e em demais momentos da rotina empresarial.

Porém, se tudo isso não for controlado e acompanhado de maneira adequada, será difícil produzir com qualidade, muito menos, aumentar a produtividade. Mas com a tecnologia certa, como os softwares apropriados, é possível gerenciar de forma simples todos esses dados e proporcionar um ambiente favorável à produção.

Automatização dos processos

Também é possível aumentar a produtividade quando alguns procedimentos são realizados de maneira automática. Afinal, tanto no escritório quanto na linha de produção da sua empresa é bem provável que muitos processos sejam repetidos.

Dessa forma, possibilitando que com a tecnologia certa sejam criados padrões para que certas tarefas sejam realizadas sem perda de tempo.

Redução dos erros operacionais

Quando uma empresa conta com software e demais ferramentas tecnológicas, é possível não só tornar mais ágil a execução das atividades como também evitar erros, o que pode causar prejuízo, não só no o controle financeiro como de tempo.

Aliás, quando o fluxo de informação não é controlado, é grande o risco disso acontece, inclusive, o retrabalho. Ou seja, quando um funcionário faz algo que já tinha sido feito por falha na comunicação.

Centralização das informações

Ter todos os dados da sua empresa reunidos em um único lugar é mais uma vantagem da tecnologia, sendo que isso pode ser feito com um sistema de gestão empresarial. Ele funciona conectando os setores, informatizando os dados e atomizando as tarefas.

Essa ferramenta oferece, portanto, muitas vantagens na hora de aumentar a produtividade. Afinal, é preciso estar com tudo em ordem para que os seus funcionários consigam fazer mais e com a mesma qualidade.

Diminuição dos custos

Adquirir uma tecnologia representa um gasto, no entanto, não do tipo despesa, mas sim, do tipo investimento. Isso significa que se trata de um gasto que prevê um ganho para a sua empresa no médio prazo. Investir é isso, gastar com algo que se pague em um determinado período e ainda traga lucro, uma vez que agrega valor ao seu empreendimento.

E quando se investe em tecnologia é justamente o que acontece, uma vez que se consegue produzir mais, em menos tempo e até com um quadro enxuto de profissionais. Isso é possível porque alguns processos são automatizados e outros se tornam muito mais eficientes de serem executados.

Maior agilidade nos processos

Quando existe um controle completo do fluxo de informações, elas estão reunidas em um único local, evitam-se os erros e o retrabalho, a maior agilidade nos processos do dia a dia da sua empresa é apenas uma consequência. No entanto, é de extrema importância para aumentar a produtividade.

E a tecnologia possui um relevante papel nesse sentido, já que papel e caneta são coisas do passado. Para uma maior eficiência no trabalho é preciso contar com softwares de gestão e de produtividade, que podem ser acessados e compartilhados com muita facilidade.

Possibilidade de trabalho remoto

Quando a tecnologia empregada na sua empresa permite ainda que as informações sejam acessadas remotamente, então, o aumento da produtividade está garantido. Afinal, com isso é possível desempenhar as tarefas de qualquer lugar e a qualquer momento. O GestãoClick é um ERP cloud que tem a função de sistema de gestão empresarial.

Além de ajudar na produtividade ao gerenciar informações de maneira simples e permitir processos de forma rápida, possibilita que os dados sejam acessados com total segurança mesmo de smartphones e outros dispositivos móveis.