5 razões para usar uma VPN (+dica extra)

5 razões para usar uma VPN (+dica extra)

5 razões para usar uma VPN

Você provavelmente já ouviu falar de uma VPN, ou Rede Virtual Privada, e você provavelmente sabe que elas estão mais populares do que nunca. E por boas razões. Há um grande número de VPNs no mercado hoje em dia, com valores baixos, conquistando cada dia mais usuários.

Aqueles que oferecem o melhor serviço de VPN têm uma ampla gama de benefícios, com algumas das principais marcas oferecendo programas que podem ajudar usuários individuais e empresariais.

Abaixo você encontrará os 5 principais motivos pelos quais você deveria usar uma VPN.

1. Navegação anônima

Talvez o principal benefício, que gera muitos outros, seja o fato de você poder navegar na web anonimamente. A maneira como uma VPN funciona é conectando-se a um servidor diferente para camuflar seu endereço IP e ignorar completamente a identificação de você. É importante escolher um serviço que não guarde logs.

2. Obter Geoblocking (Bloquear localização)

O Bloqueio de localização restringe o acesso ao conteúdo da Internet com base na localização geográfica do usuário, com o a opção geoblocking ativada, permite acessar conteúdos bloqueados em certos países.
O Geoblocking é uma das principais razões pelas quais as pessoas usam VPNs, permitindo que os usuários definam seu servidor como um em um país diferente e acessem todo o conteúdo limitado por geoblocking. Isso é incrivelmente útil, especialmente quando se viaja, como o Netflix e outros serviços sob demanda, permitindo que o conteúdo seja acessado em alguns países.

3. Acesse qualquer conteúdo on-line

Não são apenas os blocos geográficos que limitam sua capacidade de navegação. VPNs também são ideais para quando em países que têm censura estrita. A censura na Internet é abundante em todo o mundo , com muitos países bloqueando os canais de mídia social e monitorando a navegação. Uma VPN permitirá que você navegue anonimamente e acesse o conteúdo como faria em casa, seja mídia social, canais de notícias e muito mais.
Além disso, você também pode usar os mesmos métodos em espaços públicos ou privados que possuem bloqueio em determinados sites. Por exemplo, a escola em que você trabalha pode bloquear o Facebook para que as crianças não possam acessá-lo.

4. Segurança adicional

Ao navegar anonimamente, você está adicionando uma camada extra de segurança a você, especialmente se estiver usando conexões públicas regularmente. Isso aumentará sua postura de segurança contra hackers e spammers porque uma VPN permite que você navegue em um servidor separado, o que significa que suas informações não estarão em conexão pública. Você não sabe quem também está conectado ao Wi-Fi em um café ou no saguão do aeroporto, portanto, vale a pena usar uma VPN apenas para fins de segurança.

O alto nível de criptografia usado com VPNs significa que é quase impossível para hackers acessar suas informações.

5. Acesso Remoto para Empresas

O nível extra de segurança também é útil para empresas. Muitas empresas operam usando ferramentas internas com os funcionários para usá-las fora do espaço do escritório. Uma VPN de acesso remoto permite que os funcionários insiram ferramentas e recursos de negócios com segurança. Isso é perfeito para funcionários que gastam muito tempo trabalhando em casa ou na estrada, pois não limitam a maneira como podem trabalhar e, em última análise, afetam a produção de sua empresa.

Dica Extra – Monte a seu própria VPN

Você pode montar sua própria VPN usando um servidor VPS ou um servidor doméstico com ferramentas como o Hamachi, Privoxy e OpenVPN. Com este último, dá para configurar roteadores para usá-lo e fazer a VPN cobrir toda sua rede doméstica. Se você utilizar o OpenVPN combinado com o Privoxy, você consegue a privacidade e anonimato gastando quase nada (somente custo de um servidor VPS), assim o controle fica todo em suas mãos.

Conclusão

O uso de VPN é muito importante para garantir a privacidade de sua navegação e proteção dos seus dados pessoais, sabemos que não estamos 100% seguros na internet, é preciso cautela ao usar os recursos disponíveis.

Uma dica é não usar VPN’s desconhecidas, gratuitas, sempre leia os termo de uso do serviço e escolha uma VPN segura que não colha informações (logs) dos usuários e torne seu acesso 100% anônimo.

Segue alguns sites de comparações e indicações de VPN.
https://pt.vpnmentor.com/
https://www.top10vpn.com/
https://www.vpnconfiavel.com

Fonte: linuxbsdos (com alterações)

Crédito da imagem: Pexels.com

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu