5 dicas na hora de colocar seu código de barras

5 dicas na hora de colocar seu código de barras

Sabe aquele código de barras que todos os produtos possuem? Os códigos de barras servem para facilitar a vida das pessoas que trabalham com produtos. Por exemplo, em um supermercado conseguimos saber os preços através dos códigos.

No entanto, não para por aí os benefícios de colocar seu código de barras nos produtos.

Contudo, é preciso ficar atento a algumas dicas antes de colocar seus códigos de barras.

Mas para que serve o código de barras? Certamente, eles ajudam muito. Portanto, continue lendo e aprenda tudo o que você precisa para evitar problemas com códigos de barras. Acompanhe e aprenda!

 

1° existe empresa que ajuda a colocar seu código de barras

codigo de barras

Você pode procurar ajuda de uma empresa especializada em criar códigos de barras para produtos. De fato, essa é a melhor opção para quem deseja ter os códigos nos produtos.

Todos os produtos de bens e consumo que são duradouros devem possuir código de barras. Os códigos ajudam no controle de produção e vendas de produtos.

O controle de estoque ficou mais simples com a chegada do código de barras. Imagine-se em uma fila de um supermercado com um produto sem código de barras. Certamente, o problema seria enorme e afila ficaria maior ainda com a demora para encontrar preços.

A falta de controle de estoque é algo muito sério. Portanto, você pode seguir a dica criar o seu código de barras com a ajuda de uma empresa especializada. É melhor ter a ajudar e fazer todo o processo corretamente.

 

2° confira todos os documentos necessários

codigo de barras

A segunda dica também é simples, mas é muito importante. Para colocar seu código de barras vai ser preciso providenciar uma lista simples de documentos.

Os documentos são comuns como CPF/CNPJ, dados da empresa, segmento que atua, tipo de produto e quantidades dos mesmos.

Após separar os documentos corretos ficará mais fácil a criação dos códigos. Conforme for organizando todos os produtos já com códigos vai ficar muito fácil controlar o estoque evitado problemas e confusões.

Geralmente os documentos são simples de serem organizados e isso não é empecilho para a implantação de códigos nos seus produtos. Com pouco tempo é possível ter todos os produtos controlados por código de forma profissional.

 

3° verifique a diversidade dos seus produtos e organize

Codigo de barras

Cada produto possui um código de barras diferente do outro. Portanto, você deve fazer uma contagem e uma separação de todos os tipos de produtos existentes na sua empresa. Acredite que é um dos melhores investimentos que você fará para lucrar muito em sua empresa.

Você deve criar a identificação de todos os seus produtos, por exemplo, você vai numerar os produtos para facilitar a criação de códigos de barras. Contudo, os dados de numeração serão fornecidos pela empresa parceira e criadora de códigos.

Cada empresa possui métodos diferenciados de trabalhar e o empresário deve cooperar para o melhor andamento do processo. Desta maneira, fica melhor para as duas partes.

Empresas que possuem muitos produtos e já usam sistemas para organizar todos possuem mais facilidade nesta hora. É muito importante saber controlar os diversos produtos de sua empresa para evitar problemas graves decorridos da falta de administração.

 

4° certifique de que seu código vai ser aceito em todo lugar

Existem alguns tipos de código de barras e você tem que verificar se o seu vai se enquadrar nos padrões internacionais. O tipo de código mais usado, certamente é o EAN-13, mas existem outros.

Por ser o tipo de código de barras mais usado o EAN-13 é fácil de ser encontrado. Veja alguns tipos de códigos de barras:

  • EAN-13: possui 13 dígitos e é usado para organização interna e vendas de produtos.
  • UPC: esse tem 12 números e é usado no PDV, ou seja, ponto de vendas e é aceito em todo o território da América do Norte.
  • Databar: uma versão de tamanho menor que o EAN-13.
  • Código 128: organiza as datas de validades dos produtos.
  • ITF-14: com quatorze dígitos esse código é mais usado na logística.

A dica é; você pode se atentar a qual tipo de código de barras se encaixa mais na sua necessidade. Os tipos de produtos influenciam no modelo de código, pois, existem códigos usados mais em alguns produtos como é o caso das verduras que usa mais o código EAN-13.

Assim como é determinado códigos diferentes para tipos de produtos, você pode usar códigos que são aceitos em territórios específicos.

 

5° não deixe de criar seus códigos de barras

Toda empresa que trabalha com controle de estoque deve ter código de barras, na verdade, todos os produtos de bens e consumo devem ter códigos. Os códigos de barras nem sempre são obrigatórios, mas existem negociações e algumas empresas sempre exigem.

De fato, não é fácil controlar centenas de produtos sem a utilização de sistemas leitores de códigos. Passou-se o tempo em que quase tudo era feito manualmente levando dias. O código de barras garante se o produto é autêntico ou não.

Além disso, o código mostra que a empresa é totalmente comprometida com seus produtos. Os códigos protegem os produtos contra fraudes e até mesmo dos falsificadores. Isso é muito importante, pois, todo consumidor deseja comprar produtos originais.

Ainda tem mais detalhes, os códigos de barras são usados para rastreio de produtos e para saber de qual país o produto vem. Portanto, você que deseja trabalhar com importação, não pode ficar sem colocar código de barras nos seus produtos.

Diante de tanta informação importante você pode escolher colocar os códigos de barras em seu produto sem ter medo de errar. Certamente, o uso de códigos de barras vai ajudar a melhorar a sua gestão e dar produtividade no controle de estoque.

Compartilhe este artigo com seus amigos que precisam entender mais sobre códigos de barras.

Fabrício Basto

Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

Deixe uma resposta

Fechar Menu