Minha experiência com software livre

Software livre! Utilizamos todos os dias e não sabemos, uns dizem que o Software Livre não presta, outros são demasiadamente entusiastas e levantam a bandeira como se fosse uma guerra. A realidade é que o software livre, idealizado por uma comunidade de desenvolvedores e empresas parceiras é uma área gigantesca, com inúmeras possibilidades para profissionais de TI e empreendedores.

Se você utiliza o navegador Firefox, utiliza seu dispositivo Android, acessa um caixa eletrônico do Banco do Brasil, ou mesmo vota numa urna eletrônica no Brasil, sim você está utilizando software livre.

 

Minha experiência com Linux

Sou uma pessoa aberta a novos desafios, não defendo o uso do software livre como guerrilheiro, mas incentivo seu uso. No mundo da tecnologia vamos nos deparar como todo tipo de sistema, nem todos (alguns leigos, outros não) utilizam Linux, por isso precisamos ficar antenados também nos softwares proprietários, apesar dos pós e contras associados. Já presenciei casos de pessoas que não chegam perto de computadores com software proprietário e somente utilizam fontes livres, isso é sensacionalismo barato, é preciso pensar fota da caixa.

Eu sou formado em Administração e Análise de Sistemas, trabalho na área de TI a aproximadamente uns 12 anos, já utilizei o Windows desde a versão 95, passei pelas versões 98,ME, XP (mais duradoura), Vista (Fracasso) e 7, por questões de segurança e privacidade (não preciso instalar antivírus, antimalware, antispyware e anti-tudo), migrei totalmente para o mundo Linux.

 

Minha primeira vez…

O primeiro contato com Linux foi na faculdade, em 2007, nos tempos do kurumin, uma distro brasileira. Porém devido a falta de suporte da equipe de desenvolvimento voltei para o windows. Pouco tempo depois ganhei um CD do ubuntu versão 7, achei interessante a distribuição dos cd’s gratuitamente via internet, então resolvi testar.

Linux Ubuntu

A instalação foi fácil e o sistema possuía todas as aplicações que necessitava, com ganho de segurança, e sem licenças. A partir daí comecei a utilizar o Linux no meu Notebook, como sistema operacional principal.

No ambiente corporativo, implantei vários projetos com software livre. Ao assumir a gerência de TI de uma cooperativa, me deparei com um departamento sucateado e sem nenhuma gestão, com muito trabalho e poucos recursos consegui reestruturar toda a área. Um planejamento estratégico foi realizado, melhorando a gerenciamento de segurança e governança.

Na aquisição de softwares, com iniciativa de redução de custos e ganho de segurança optou-se pela utilização de software livre. A primeira iniciativa foi a substituição do pacote office utilizado para uma versão livre (Libre Office). A inciativa gerou uma economia de aproximadamente R$ 80.000,00. Foi realizado um estudo prévio e um planejamento para implantação, com isso não gerou problemas.

Para melhorar a segurança, trabalhei com os colaboradores a conscientização sobre a segurança e privacidade on-line na utilização dos recursos tecnológicos. Posteriormente foi implantada a Política de Segurança da Informação, sendo aceita e cumprida por todos. Obtivemos com resultado a diminuição dos incidentes com vírus, problemas de perda de dados e ataques cibernéticos.

Pouco tempo depois, foi convocado para assumir o cargo efetivo de Administrador Público, na Prefeitura da cidade, meu cargo atual.

 

Software Livre na minha vida

Linux Debian

Atualmente utilizo a distribuição Linux Debian 8 com desktop Gnome, mais simples, sem muito penduricalhos. O Debian é considerado a distro pai do Linux, sendo o ponto de partida de diversas outras distribuições atuais.

Minha opção por software livre é o ganho em segurança, robustez, liberdade de escolha. Não preciso comprar antivírus, nem pagar nada, além da facilidade de utilização, muitas vezes instalados com um simples comando. Se preciso de um programa, vou no terminal e digito apt-get install <NOME PROGRAMA> , pronto o Linux faz tudo por mim, depois é só utilizar.

 

Você utiliza Software Livre, deixe sua opinião!

 

Crédito das imagens: pixabay.com

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!