A revista Veja publicou uma série de matérias sobre a internet, sua evolução, benefícios e perigos.

A matéria começa com uma reportagem sobre computação em nuvem, hoje podemos obter muita informação pela internet, além de poder guardar dados, documentos, livros, sem precisar armazenar no computador, tudo é armazenado em serviços na internet.

A internet vai crescer ainda mais e revolucionar a economia, para se ter ideia, já existem até sistemas operacionais que funcionam quase todo através da web, os arquivos e repositórios dos programas são acessados todos pela web. Com uma simples ação, você usa os recursos da computação em nuvem, quando você usa os G-mail ou hotmail, salva textos e planilhas no Google Docs, coloca suas fotos no Picasa ou Flickr, ou seja, os arquivos não precisam estar trancados no computador, você terá acesso a eles em qualquer hora e lugar.

Existem projetos para criar cidades totalmente digitais, onde todas as casas serão conectadas, aparelhos eletroeletrônicos, energia, tomadas, tudo poderá ser controlado via web à distância, desde acender uma lâmpada, ou ligar a cafeteira para deixar o café pronto quando chegar, uma grande revolução. Um ponto negativo será a privacidade das pessoas, fator esse importante e deve ser considerado.

Nos últimos anos, surgiram muitos serviços de relacionamentos, um exemplo clássico desse cenário é o Orkut, o pioneiro, depois outros Facebook, Twitter e outros. Com isso as pessoas passaram a colocar informações sobre seu dia a dia, costumes, tudo que um bom criminoso gosta. Hoje se digitarmos um nome completo de uma pessoa no Google poderemos encontrar inúmeras informações, desde dados pessoas até dados financeiros.

Uma coisa é certa, precisamos tomar cuidado, para não sermos vítimas de crimes virtuais, evite colocar informações comprometedoras, fotos, às vezes nossas atitudes na internet se viram contra nós, os recursos da internet se usados com cautela, poderão ser uma ótima fonte de informação.

Veja a matéria completa:

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!