WindowsO Windows é o sistema mais utilizados em computadores no mundo. Desde o seu surgimento, o Windows conquistou milhões de usuários, e como a cada nova versão  melhorias são aplicadas, os usuários tem motivos de sobra para continuar utilizando-o.

Talvez o principal segredo dessa hegemonia do Windows é a praticidades de uso que o sistema traz aos usuários. Mas como nada é perfeito, com um sistema de computador não seria diferente.

Por isso hoje estaremos mostrando algumas das principais vantagens e desvantagens do Windows.

Vantagens

Facilidade de uso e eficiência: O Windows é simplesmente o sistema de computador mais fácil de gerenciar. Os usuários podem realizar suas tarefas respectivas sem muitas complicações, até porque a Microsoft fez e faz questão de deixa tudo bem organizado.

Com isso, o usuário tende a ser fiel a marca. Porém não é só a facilidade que existe no Windows, o sistema ainda conta com a realização de tarefas avançadas, possui diversos recursos extremamente profissionais que auxiliam muito bem todo tipo de consumidor, desde os que utilizam o pc para para uso casual aos avançados.

Ou seja, aliando essas duas características fundamentais, o Windows se tornou uma grande referência no mundo. A Microsoft que é a empresa fundadora do Windows, inclusive aproveitou o sucesso do sistema para migrar para outras modalidades no mundo da informática, tais como softwares de escritório  e sistema operacional para celulares.

Compatibilidade com diversos softwares: Os desenvolvedores de programas tem o Windows como o principal ponto de consumo de seus produtos. Hoje praticamente não existe softwares que não tenham compatibilidade com o Windows.

Ao contrário dos outros sistema operacionais, que  muitas das vezes não possuem compatibilidade com alguns programas; mas nesse caso a responsabilidade é do desenvolvedor, e não necessariamente do sistema operacional.

Compatibilidade com hardware: O Windows é o sistema que possui maior compatibilidade com os drivers da maioria dos hardware. Quando por exemplo você compra uma Web Cam, não necessariamente ela será compatível com outros sistemas operacionais, mas com o Windows é certo que sim.

 

 

Desvantagens

Segurança: Como o Windows é o sistema muito utilizado, hackers começaram a trabalhar forte nas vulnerabilidades do mesmo. Além das brechas de segurança que o Windows tinha e tem, os piratas da internet começaram a desenvolver ferramentas maliciosas para infectar computadores dos usuários. Na verdade, todas as pessoas mal intencionadas começaram a trabalhar exclusivamente no Windows, deixando de lado os outros sistemas. Talvez seja por isso que muitos especialistas na área de segurança recomendam a utilização do Linux, um sistema de código aberto, que proporciona segurança e estabilidade.

Infelizmente a Microsoft não trabalhou e nem trabalha arduamente para inibir ao máximo as ações contras os hackers e aplicativos maliciosos. O fato é, se você utiliza o Windows, saiba que a sua segurança está comprometida. A utilização de um bom antivírus e um firewall renomado diminui as chances de infecção do seu sistema. Baixar as atualizações também pode ajudar na hora de se proteger de vírus, malwares e invasões.

Código fonte fechado: O Windows não disponibiliza seu código fonte. Portanto, se houver uma falha nele, só o suporte técnico poderá resolver o problema; com isso, os riscos podem ser ainda maiores.

Preço: O Windows não é grátis, ao contrário, o sistema custa uma bela grana e este talvez seja, aliado ao fato do código fonte ser fechado, o principal motivo pelas quais os hackers desenvolvem aplicações maliciosas para o Windows.

Bom, essas são as principais vantagens e desvantagens do Windows. O objetivo desse artigo é fazer você refletir sobre esse famoso sistema, e consequentemente chegar a conclusão se é vantajoso ou não utilizar o Windows, boa sorte.

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!