Programas Úteis WindowsUsamos os computadores para diversas tarefas e armazenamento de muitas informações. O problema é que essas informações gravadas nos discos rígidos e pendrives ficam rapidamente desorganizadas e duplicadas. Para resolver esses problemas, vamos conhecer alguns aplicativos que deixam seu computador organizado.

É importante lembrar que, antes de qualquer alteração ou instalação de novos aplicativos, é preciso fazer um backup de todas as informações gravadas no micro. E essa é a primeira dica de ferramenta.

O programa TrackMyFiles (http://www.trackmyfiles.com) faz todo o papel de cópia e sincronização de arquivos e diretórios para você. Tudo simples e sem complicação.

Você sabe quais arquivos ou diretórios ocupam mais espaço no disco rígido? O SpaceSniffer (que está disponível no endereço eletrônico http://www.uderzo.it/main_products/space_sniffer/index.html) vai ajudar a responder essa pergunta.

Uma vez executado no computador, o utilitário exibe caixas simbolizando arquivos e diretórios. O tamanho de cada caixa é proporcional à área ocupada por cada elemento. Dessa forma, fica fácil identificar qual é o vilão no uso do disco rígido.

Depois de algum tempo de uso do computador, é fácil perdermos o controle sobre quais programas estão instalados no disco rígido, e quais são e onde estão os arquivos duplicados.

Pois o PC Decrapifier (http://www.pcdecrapifier.com/) é um utilitário gratuito para identificar e remover os programas antigos, que só servem para ocupar espaço no HD e deixar o computador mais lento.

Infelizmente, para resolver o problema dos programas antigos não basta desinstalar os aplicativos. É necessário remover as referências e rastros da passagem dos programas do registro do Windows.

O utilitário gratuito MV RegClean (disponível em http://www.mvregclean.com.br/) vai poder resolver essa situação. O programa elimina chaves de registro corrompidas ou que não são mais utilizadas.

Outro programa muito bom para limpar chaves de registro quebrados é o cCleanner, além disso, ele elimina todos os arquivos temporários do windows, incluindo temporários de programas e navegadosres, faz uma faxina completa.

Duplicados

Em relação aos arquivos duplicados, a dica é o utilitário CloneMaster (http://softbytelabs.com/us/cm/index.html). Ao ser executado, o CloneMaster verifica todo disco local, drive de rede e mídias removíveis (CDs, DVDs e pendrives), analisando os arquivos em busca de duplicatas.

O interessante é que esse utilitário não identifica duplicatas apenas com base no nome dos arquivos mas o conteúdo e datas também são considerados. Assim, ele pode detectar versões diferentes de arquivos com o mesmo nome.

Deixe seu computador bem organizado, faça sempre backup das informações,  só vemos a importância do backup quando perdemos algo importante.

 

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!