Ubuntu 11.10

Essa semana foi lançado oficialmente o ubuntu 11.10, denominado Oneiric Ocelot, ao longo dos últimos meses foram lançadas várias versões de testes, para que os usuários fossem se familiarizando com as novidades. Cabe aqui dizir que essa estratégia é muito importante, pois todos usam e fornecem opiniões antes do lançamento oficial, até a Microsoft está utilizando esse esquema, já foi lançado o Windows 8 para desenvolvedores, a versão oficial é para final de 2012.

Essa versão do Ubuntu está com muitas novidades tanto da interface, quanto em configurações internas do sistema operacional.

Ubuntu 11.10

Novidades e melhorias

A interface Unity, que estreou na versão 11.04, agora está mais refinada, além disso o usuário pode optar por usar o Gnome 3.0 como interface padrão. Possui duas versões, Unity 3D e 2D com o objetivo de adpartar-se em qualquer máquina e configuração.

Na versão 11.10 ocorreu mudanças na tela de login do sistema, a tela ficou mais amigável com opções de escolher entre vários usuários. Além disso ocorreu mudanças nos programas padrões da distribuição, agora o leitor de e-mail padrão é o Thunderbird da Mozilla, além de vir com a versão 7.0 do navegar Firefox e Libre Office 3.

A navegação entre as telas através do + Alt Tab Preview, ficou mais amigável e dinâmica. No Power Menu (Barra Superior), estão disponíveis um conjunto de funções essenciais como por exemplo o acesso a configurações do sistema e desktop, informações sobre atualizações (caso tiver fica em destaque), tudo inicializando automaticamente com o sistema.

A inicialização também ficou mais rápida, foi verificado um tempo de inicialização de 12 segundos, 3 segundos mais rápido que o melhor tempo já registrado.

Ubuntu 11.10

A Central de Aplicativos possou por mudanças, está bem mais prática, tornando a pesquisa e instalação dos aplicativos bem simples, além disso mostra o ranking de popularidade dos aplicativos.

Vídeo de Apresentação

Onde Baixar

Existem várias opções para baixar o Ubuntu.

Servidores Normais

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Desktop – 32Bits
Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Desktop – 64Bits

Servidores Alternativos

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Alternate – 32Bits
Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Alternate – 64Bits

Torrent

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Desktop – 32Bits

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Desktop – 64Bits

O futuro

A próxima versão do Ubuntu será a 12.04, codinome “Precise Pangolin”, que está programada para o mês de Abril do próximo ano. Vem com novidades, será LTS, com “suporte a longo prazo”. Atualizações de aplicativos e correções de bugs serão disponibilizadas por três anos no desktop, e cinco anos no servidor.

Com tantas melhorias, fica difícil não experimentar um sistema livre e seguro. Seja Livre, use Linux.

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!