tempoMuitas pessoas têm tido dificuldade de usar seu tempo de forma a realizar o que é mais importante em suas vidas. É uma questão de escolhas Como ter uma vida produtiva nos tempos atuais?

“Não consegui. Não deu tempo!”. Muitos de nós vivemos com a sensação de que não há tempo suficiente para fazer tudo o de que precisamos na nossa rotina. Esse não é um desafio raro. Vivemos em uma era paradoxal em termos de produtividade: ao mesmo tempo em que hoje dispomos de tecnologias que possibilitam que sejamos capazes de realizar atividades simultaneamente, mais rapidamente e à distância, nos vemos frente a frente com uma série de fontes de distração.
Diante disso, muitas pessoas têm tido dificuldade de usar seu tempo de forma a realizar o que é mais importante em suas vidas. No entanto, alguns princípios têm se mostrado eficazes no sentido de promover a produtividade pessoal:

Escolha o impacto: Quais são as grande realizações da sua vida pelas quais você deseja ser lembrado? Não seja modesto aqui.

Pense grande: Defina o que você deseja alcançar na sua vida e que causará um grande impacto positivo para si e para as pessoas que mais importam para você.

Libere tempo: Você precisará de tempo para dedicar a alcançar o impacto que almeja. Como ainda não inventaram uma forma de desfrutarmos mais que 24 horas em um único dia, uma boa saída é liberar tempo na sua rotina. Há duas formas de se fazer isso: a primeira é eliminar ou reduzir algumas atividades que estão roubando a sua produtividade; a segunda é delegar para alguém alguma atividade rotineira.

Planeje: Agora que você sabe que impacto quer causar e liberou algumas horas por dia, chegou a hora de pensar nas atividades de impacto que deverá realizar.

Agende suas prioridades: Determine um momento da semana em que você realizará as atividades cruciais que irão te ajudar a alcançar o impacto que você deseja para sua vida. Escolha entre três a cinco atividades de impacto por semana e mantenha seu plano escrito em um local visível.

Compartilhe: Um dos maiores inimigos da execução de um plano é a falta de disciplina para colocá-lo em prática. Como melhorar a nossa capacidade de persistir focados em uma meta? Sem dúvida, uma saída bastante eficaz é compartilhar seu plano e os resultados que você tem alcançado com alguma pessoa que seja próxima a você. Uma vez por semana, apresente seu plano a essa pessoa e avalie os resultados que você tem atingido. Escolha uma pessoa que tenha coragem para puxar a sua orelha, se necessário.

Tempo, todos temos. Uma vida produtiva não é um privilégio de gênios. É uma questão de escolhas. Quais são as suas?

Autor: Bruno Felix (Doutor em Administração de Empresas, professor e coordenador de MBA da Fucape)
Fonte: Jornal A Gazeta – ES

Você sabe administrar seu tempo? Faça a teste agora!

 

Dica Pessoal:
Tenha foco (Difícil, mas tente), utilize recursos tecnológicos a seu favor (Google Agenda, Evernote, Agendas Virtuais) e sempre avalie com está sua produtividade, para corrigir os desvios e seguir para conquistar seu objetivo.

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!