Tecnologia da Informação nas Pequenas Empresas
O que os gestores e administradores devem entender?

Devem entender que investimentos em tecnologia da informação geram resultados futuros, com um trabalho sério, pode-se ganhar muito com o uso de ferramentas de automatização, influenciando consideravelmente na manipulação das informações sobre o negócio e na tomada de decisões. É trabalho dos gerentes de TI passarem para os diretores os custos com os investimentos, tentando sempre colocar o retorno que eles terão com os investimentos, não adianta colocar terminologias técnicas, eles nem entendem isso, querem saber de ganhos financeiros, leia o artigo Profissionais de TI – terroristas ou preocupados?

Em uma economia baseada na informação, o poder de concorrência de uma empresa específica depende de sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz.

Nós vivemos na era da informação, tudo é baseado no conhecimento, por isso a empresa precisa estar atenta, ligada as “novas ondas”. Hoje são os consumidores que ditam as regras, foi à época em que éramos obrigados a comprar determinado produto por falta de escolha, o cidadão possui acesso fácil a uma enorme quantidade de informações, de vários tipos de mídias, a empresa que não trabalhar manipulando essas informações a seu favor, estará fadada ao fracasso.

As micro e pequenas empresas enfrentam contínuas mudanças: a vida útil dos produtos diminui, as  preferências e os níveis de exigência dos clientes mudam rapidamente, a necessidade de inovação tecnológica aumenta, assim como a pressão por melhores resultados financeiros. O aumento do poder do cliente e do nível de exigência dos investidores criam um ambiente em que não é permitido errar, diz Alejandro Padron.

Mas, porque muitos acham que investir em Tecnologia da informação é um custo desnecessário?

Simples, a maioria dos investimentos são invisíveis, custos com treinamentos, compra de softwares (licenças), manutenção preventiva, todos os serviços que são necessários para uma boa administração de TI. Os gestores pensam que não terão retorno, porém, os resultados são a longo prazo, a informatização da empresa gera tempo, todos os processos devem ser estudados para eliminar discrepâncias, tornando assim o trabalho mais enxuto, gerando economia de trabalho, tempo, dinheiro e melhor aproveitamento da capacidade produtiva da empresa.

No Brasil, o panorama da pequena empresa, sob o aspecto de tecnologias de informação, não é dos melhores. Uma pesquisa da Microsoft indica que 58% das pequenas empresas que não possuem computadores acreditam que a informática seja desnecessária; 5% nem sabem os motivos pelos quais não se automatizam; e 11% afirmam estar providenciando a compra de computadores.

Não adianta a empresa comprar um enorme parque de computadores sem softwares necessários para manipulação e automatização do fluxo de informação gerado. Devemos integrar toda a empresa através de um ERP, um sistema completo integrando todos os departamentos, facilitando assim, a administração e decisões gerenciais, pois contaram com informações precisas e reais da situação. Com uma base de dados construída, o tempo dos processos diminuirá consideravelmente, deixando mais tempo para realizar análises gerenciais, aumentando a competitividade no mercado. Segundo pesquisas, a área de informática da pequena empresa não tem visão estratégica da utilização de hardware e software para a produção de informações, isso é um fator negativo.

Para que a empresa produza informações de qualidade, é preciso que os colaboradores trabalhem conscientes da importância da integração, o uso dos recursos tecnológicos para produzir informações para o negócio. Para isso o treinamento da equipe e constantes atualizações são prioridades. É necessário, fazer com que cada usuário entenda seu sistema não apenas de forma isolada e independente, mas de maneira integrada com todas as áreas da empresa.

Abraços e bons projetos.
Alguns estudos de caso para download
Livro TI para Pequenas empresas

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!