Técnicas de Seo

O SEO (Search Engine Optimization ou então Otimização para Motores de Busca), ou seja, significa otimização para melhorar a posição do seu site/blog nos motores de busca (Google, Yahoo, MSN).

Bem, esse tema surgiu a poucos anos no Brasil, contudo existem vários profissionais que estão se aprofundando no tema, inclusive eu, estou buscando conteúdo para melhorar o rank no meu blog no google, então resolvi postar um pouco das minhas experiências aqui.

Você já reparou que alguns sites aparecem na frente de outros em ferramentas de busca como o Google ou o Yahoo?

Isto ocorre porque as ferramentas de pesquisa têm algoritmos que, baseado nas palavras-chave, retornam primeiro os sites que tenham maior relevância, para que quem utiliza o serviço tenha rapidamente a resposta para a sua busca.

Você já reparou de onde vem a maior parte dos seus visitantes, com certeza a resposta é dos buscadores, certo. Segundo estudos, foi constatado que as pessoas clicam logo nos primeiros links, portanto se seu site estivar entre os primeiros, será visitado. Esses dias eu estava estudando sobre o assunto, vi como era importante nomear bem as fotos de acordo com o seu blog, para melhorar a visibilidade, (uma técnica de SEO ainda despercebida por mim), até momento sempre mandei minha imagens para o servidor como imagem_artigo.jpg (Risos). Tá vendo são fatores simples, que geram grandes melhorias.

 

Agora vou colocar alguns técnicas importantes para implementação em seu site ou blog.

1 – Títulos das páginas: O título, texto encontrado dentro da tag “title” e que nos navegadores aparece no topo da janela, é um dos ítens mais importantes para a relevância. É a primeira coisa que um usuário lê no resultado de uma busca e precisa conter informações relevantes ao conteúdo. Veja como funcionam as páginas das lojas virtuais otimizadas (Americanas.com, Submarino ou Mercado Livre), todas utilizam nos títulos descrições dos produtos que acabam servindo como keywords para os motores de busca. Repetir o título é disperdício de informação e para os buscadores pode ser considerado como conteúdo duplicado, por isso sempre deixe diferente para cada página.

2 – A introdução às palavras-chave: Os primeiros 2 parágrafos de um post são extremamente importantes e devem ser ricos em palavras-chave. Pode fazê-lo manualmente através da concepção de conteúdo de qualidade. Pode aproveitar também para definir quais os conteúdos mais relevantes dos seus posts aos olhos do Google Adsense. Isso fará com que o seu CTR aumente e os seus lucros melhorem.

3 – Otimizar as Imagens também é importante: Como citei anteriormente, quando se adiciona uma imagem a um dado texto, é importante editar a imagem com informação relativa ao texto ALT, título da imagem, e o nome do ficheiro. Por vezes existe preguiça em escrever o nome das imagens conforme o sentido que elas utilizam. É mais fácil escrever uma imagem com o título xpto.png ao invés de escrever google-adsense-optimization.png por exemplo. No entanto, os resultados desta última são bastante mais satisfatórios a vários níveis. Não se esqueça que o mercado de optimização de imagens é ainda muito pouco explorado, e você pode retirar dividendos disso com uma boa colocação das suas imagens nos motores de busca. Optimizar imagens também é SEO!

4 – Conteúdo Original: Um conteúdo original ganha pontos, tanto com os buscadores quanto com a comunidade. Os robôs são inteligentes e detectam sites e páginas parecidas, punindo cópias e rebaixando nos resultados. Além disso, se você é original e inédito será referenciado por outros sites e blogs e ganhará muito com isso.

4 – Utilize trackbacks para outros posts: Os robots do motores de busca geralmente têm em conta os links contidos nos posts, para determinar a relevância de um assunto. Se tiver possibilidade, faça menção a outros posts de qualidade que tenha no seu blog, sem nunca se esquecer de utilizar títulos descritivos que tenham a ver com esse mesmo conteúdo.

5 – Utilize backlinks: Outra forma de ganhar notoriedade na rede é utilizar backlinks para acompanhar onde suas postagens estão, para onde ela vai. Segundo o google “Os backlinks permitem que você acompanhe quais páginas na Web levam às suas postagens. Por exemplo, suponha que Alice escreva um post que Beto ache interessante. Beto vai para seu próprio blog e escreve uma postagem a respeito, com um link para a postagem original de Alice. Agora a postagem de Alice exibirá, automaticamente, que Beto tem um link para ela e fornecerá um snippet de seu texto e um link para sua postagem. Isso tudo funciona como uma maneira de expandir o recurso de comentário de modo que as discussões relacionadas em outros sites possam ser incluídas juntamente com os comentários comuns em uma postagem.”

5 – Fazer trocas de links: Trocar links com outros blogs e sites: Ser encontrado por buscadores é fundamental para ser indexado, ser encontrado muitas vezes é ainda melhor. Possuir bons parceiros e efetuar a troca de links é uma boa estratégia para elevar o pagerank e melhorar a classificação nos resultados. Fazer comentários em blogs que solicitam a url também é uma boa estratégia para atrair visitantes.

6 – Sitemaps: Os buscadores oferecem ferramentas para submissão de sitemaps em XML que aceleram a indexação das páginas. O Google possui o serviço Google Sitemaps e o Yahoo, o Site Explorer. Ambos são gratuitos e aceitam os mesmos formatos de sitemaps. A vantagem de utilizá-los é que o robô encontrará suas páginas mesmo que elas não possuam links publicados pela Internet.

7 – Metatags: A utilização das metatags dentro da tag “header” das páginas também são imprescindíveis. As duas principais são a Keywords e a Description. O ideal é que sempre sejam diferentes dentro de um site e contenham informações referentes ao conteúdo que está sendo apresentado. A primeira, possui palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página e não deve ultrapassar 30 caracteres. A segunda, possui uma informação descrevendo o site ou a página e não deve ultrapassar os 40 caracteres.

8 – URLs: Observe neste blog que você não encontra URLs com os parâmetros “?cat=2? ou “?page_id=2? para acessar as páginas. As URLs aqui estão “limpas”, muitas com keywords, o que facilita a indexação e relevância nos buscadores. Neste blog foi utilizado o plugin UTW, que facilita muito a utilização e configuração dessas URLs.

9 – Não utilizar o Keyword Stuffing: Esta é uma das técnicas ilegais a utilizar num blog ou website. Significa a utilização exacerbada de uma ou várias palavras-chave num único artigo. Utilize apenas palavras-chave no título do seu artigo, nas descrições dos seus artigos e nos pequenos sub-títulos que vá criando ao longo do seu artigo. Uma prática de Keyword Stuffing, pode dar origem ao banimento do seu blog ou website dos motores de busca!

10 – Integrar o seu website ou blog em motores de busca e directórios: A inserção do seu blog ou website em diretórios e motores de busca é importante a vários níveis. Esta é uma das técnicas já muito usadas do SEO, mas que trazem bastante rendimento a longo prazo.

11 – Faça Ping em diversos serviços online: Sempre que coloca um conteúdo no seu website ou blog, é importante ser rápido a notificar os diversos serviços on-line de indexação de notícias e conteúdos. Quanto mais rápido for, mais rapidamente irá garantir que a sua página é indexada e atualizada.

12-A importância da Monitorização: Uma das mais importantes ferramentas de SEO é a monitorização. Através dela você consegue saber até que ponto as suas páginas estão bem posicionadas ou não nos motores de busca, saberá de onde provem o seu tráfego, e a qualidade desse mesmo tráfego. Sem monitorização é praticamente impossível obter ou melhorar os resultados.

Aconselho também a utilização do Webmaster Tools da Google, para a indexação dos mapas de site e melhoramento da indexação das suas páginas no Google.

Acesse e cadastre seu site/blog:

www.google.com/webmasters/tools

 

Fontes Utilizadas neste artigo:

http://www.tossulino.com/seo/tecnicas-de-seo/

http://www.fique-rico.com/2008/04/28/10-tecnicas-de-seo-para-aplicar-imediatamente-no-seu-blog/

 

(Créditos das imagens: pixabay.com)

 

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!