Linux Tails: Privacidade para todos, em todos os lugares

Você tem certeza que está seguro utilizando seu sistema operacional?

As revelações de Edward Snowden mostrou que devemos nos preocupar com nossa privacidade, são vulnerabilidades, roubo de dados em larga escala de pequenos e grandes serviços que acontecem diariamente, sendo necessário investir mais em segurança nas nossas atividades digitais. Para quem leva isso a sério, poderá ser interessante dar uma olhada no sistema que o próprio Snowden utiliza: o Tails.

O Tails é uma distribuição Linux, derivada do Debian, que você pode usar em qualquer computador a partir de um DVD, de uma memória USB ou de um cartão SD. Ele tem como objetivo preservar sua privacidade e seu anonimato e possibilita utilizar ferramentas para criptografar seus arquivos, e-mail e mensagens instantâneas.

Como funciona o Linux Tails?

O sistema envia seu tráfego pela rede Tor, toda conexão à internet passa pela rede Tor, redirecionando o tráfego de forma que ele não possa ser rastreado de volta até você. E-mails são criptografados através de OpenPGP, enquanto as mensagens de bate-papo usam o Off-the-Record para tanto. E um plugin força o navegador a usar conexões HTTPS sempre que possível.

O Tails possui ainda, ferramentas de privacidade, como o PGP, sistema de gestão de passwords KeePassX, além de programas de escritório (libre office)

 

Vídeo de apresentação do Linux Tails

O download da distribuição está disponível no site oficial

Respondendo o questionamento inicial, todos os sistemas são vulneráveis, toda informação que colocamos na internet pode ser utilizada por terceiros, toda sistema possui falhas, precisamos buscar proteger nossos dados e garantir a segurança necessária para não sermos alvo fáceis de crimes virtuais.

Até logo

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!