O gestor de TI deve ter em mente: Diminuir custos com novas tecnologias, garantindo segurança, disponibilidade e confiabilidade dos recursos tecnológicos existentes.

Com a globalização, muitas empresas precisam trabalhar geograficamente distribuídas, com filiais, cliente ou fornecedores, para isso usa a internet, na maioria das vezes um link dedicado para comunicação.  Para ter uma efetiva performance nessa comunicação é importante analisarmos muitos itens que podem afetar o desempenho, a integridade e a segurança dos dados.

Devemos primeiramente analisar a segurança física, o controle de entrada e saída de pessoal, o uso de crachá para identificação, principalmente na sala de Informática, onde a entrada de funcionários deve ser bem estruturada com rotinas de identificação e registro. Nada adiantaria termos um sistema lógico bem protegido sem controles físicos adequados.

Falando da segurança lógica, hoje estamos sofrendo cada vez mais ataques. Hackers usam a tecnologia para acessar dados, roubar senhas bancárias e fraudar informações confidenciais das empresas. Segundo revista Veja, o Brasil é o quarto país mais contaminado por vírus e programas capazes de furtar informações, alterar ou destruir dados dos computadores, de acordo com dados da Microsoft.  A matéria ainda explica que um dos fatores dessa posição, por incrível que pareça é falta de informações dos usuários quanto ao uso de recursos, tanto e-mails, sites e outros programas. As pessoas precisam ser educadas sempre, com mais informação vai ficar difícil enganá-las, afinal de contas quem vai querer ver a conta bancária atingir o saldo R$0,00.

[ad#Adsense1]

É preciso criar bloqueios, filtros de acesso a internet, proibir download de MP3, bloquear principalmente os gulosos de banda – os programas de compartilhamento de arquivos (Kazza, E-Mulle e outros), além de roubarem muitos recursos da internet, são ótimos proliferadores de vírus e outras pragas. Algumas empresas, inclusive a que eu trabalho, usam o MSN para comunicação, porém temos muitos problemas com vírus. Nos últimos anos o MSN tornou-se uma fonte altamente perigosa de disseminação de vírus, estou decidido, vou eliminar o seu uso, utilizando recursos internos pra comunicação intrachat, uma solução mais segura e confiável.

Para tudo isso funcionar é preciso definir junto ao departamento de RH, o que realmente pode ou não fazer, defina o que sua empresa precisa para realizar seus processos e proíba todas os recursos que não estão vinculados ao trabalho.  Após obter essas informações é importante criar uma política de segurança, com o objetivo de impor regras para o bom uso dos recursos da empresa. Saiba como criar uma política de segurança com o esse artigo.

Enfim, utilizando bem os recursos da internet com educação e cuidado, ela se torna uma ótima fonte de aprendizado.

Na empresa que você trabalha possui Política de Segurança? Você acha importante? Deixe sua opinião, participe da discussão!

Abraços a todos!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!