É comum vermos escolas, instituições de ensino com computadores equipados com software livre, porém o seu uso e aprendizado não é estimulado, nem compartilhado com as partes interessadas.

Para desenvolver uma cultura do software livre nas escolas é preciso que desde da iniciação ao uso dos computadores, as crianças saibam o que é, e como funciona o software livre. Nas escolas é comum vermos computadores com Linux, porém ninguém sabe usar, acham que é coisa de outro mundo. O governo prepara equipamentos com software livre, mas não dá subsídios para que os alunos e professores entendam como é importante criar uma cultura, onde prevalece o uso de tecnologias livres, fáceis de usar, que podem ser utilizadas por todos, sem limitação, custos, problemas e sem pirataria é claro, criando assim cidadãos éticos e conscientes.

Linux na Educação

O ensino da informática em geral precisa constar nas aulas, como disciplinas obrigatórias, se nas séries iniciais os alunos e também professores fossem estimulados a usar as ferramentas livres, com certeza saberiam que não é um bicho de 7 cabeças, nem uma caixa de pandara, e sim um instrumento de aprendizado e crescimento contínuo, que complementa e muito a proposta pedagógica de ensino.

Aconteceu isso na prática, sou professor de informática em curso técnico em escola pública, todos os computadores possuem Linux (Fedora) e Windows em dual boot. Ninguém usa o Linux. Tentei incentivar o uso do Linux, mas os alunos não aceitaram muito bem, porquê, não foram incentivados, não sabem que todos os recursos que existem em sistemas proprietários, existem também no software livre.

A maioria dos sistemas proprietários não fornecem programas e ferramentas específicas e direcionadas a proposta de ensino, o Software Livre é criado e desenvolvido com base nisso, por pessoas que conhecem o negócio, pois o Software Livre pode ser adaptado a estrutura e especificações do negócio, no caso a prática pedagógica.

Existem várias distribuições Linux específicas para escolas, desenvolvida para ser utilizada no dia a dia dos professores, com jogos pedagógicos, conteúdos direcionados, vídeos educativos e muito mais.

[ad#Adsense1]

Conheça algumas distribuições:

Linux Educacional

Linux Educacional

É uma distribuição desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação. É desenvolvido em parceria com o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), integrado a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

É equipado com ferramentas e programas específicos do MEC, com jogos pedagógicos de várias matérias, tais como o popular Tuxmath. É baseado em Debian, com interface gráfica padrão KDE.

É interessante conhecer também o projeto Proinfo – cujo objetivo visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil.

Site Oficial: http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/

 

Pandorga

Linux Pandorga

O Pandorga é uma distribuição direcionada ao ensino fundamental e infantil com ambientes de trabalho (desktop) especialmente desenvolvidos para crianças e pré-adolescentes. A proposta do projeto é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.

No site você encontra também, o livro É Divertido Educar: Guia Pedagógico do Pandorga GNU/Linux apresenta uma introdução de como utilizar o Pandorga e outros softwares livres para fins pedagógicos, auxiliando o educador nos primeiros contatos com o Linux.

Vídeo de Apresentação do Sistema

 

Site Oficial: http://www.pandorgalinux.com.br/

 

Ekaaty – Linux para brasileiros

Linux Ekaaty

Distribuição Linux 100% brasileira, baseada em fedora, possui quatro versões (Lite, Desktop, Media Box e Educacional).

O Projeto Ekaaty Educacional é uma iniciativa derivada do Projeto Ekaaty original, a qual investe na divulgação e inserção do software livre dentro de universidades e escolas. Suas ações visam incentivar o uso do software livre em escolas, universidades, fazendo com que alunos, professores tenham interesse em usar tecnologias livres, seguras, incentivando o aprendizado coletivo, onde é possível usar, opinar e melhorar cada vez mais o sistema.

Site Oficial: http://www.ekaaty.org/

 

Software Livre Educacional

Software Livre Educacional

O grupo Software Livre Educacional tem como objetivo principal organizar documentação e traduzir softwares livres que possam ser utilizados pela educação.

No portal do projeto você encontra artigos, dicas, palestras, materiais produzidos por vários blogueiros entusiastas do software livre.

Site Oficial: http://sleducacional.org/

 

Projeto GuaçuLivre

Projeto GuaçuLivre

O Projeto GuaçuLivre – Sistema Operacional e Softwares Educacionais Livres, começou a ser desenvolvido em Junho de 2010 e teve como foco os computadores enviados aos municípios pelo Programa do Governo Federal ProInfo.

O GuaçuLivre é baseado no Edubuntu 10.04.2 LTS, versão com total suporte da comunidade que o desenvolve, com softwares educacionais instalados em sua mais nova versão, com softwares utilitários para facilitar as rotinas do dia-a-dia e muito mais. É de fácil utilização, principalmente para os alunos e professores, com facilidades na administração, implantação e uso do sistema.

Conheça o mais novo Sistema Operacional Livre para educação, baixe e instale na sua escola, comunidade ou na sua casa.

Baixe também o manual Childsplay: Jogos Educacionais Livres para Alfabetização, disponibilizado pela comunidade.

 

Site Oficial: http://projetoguaculivre.blogspot.com/

 

As instituições devem incentivar o uso do software livre nas escolas, mas antes é preciso muito treinamento e conscientização dos seus benefícios. Existem muitos casos de sucesso que devem ser seguidos.

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!