Segurança na Internet

O Brasil está se preparando para enfrentar a onda de ataques cibernéticos que podem ocorrer com o desenvolvimento da internet?

Recentemente vários ataques prejudicaram grandes empresas e entidades públicas, ocasionando roubo de informações sigilosas e muitos outros problemas. Nos últimos dias o FMI, Sony, Citigroup e Lockheed Martin, sofreram ataques. Esses foram alguns dos alvos recentes da onda maciça de ataques de hackers a redes de computadores.

Visando prevenção e controle o governo brasileiro começou a colocar em prática medidas para proteger o país no ciberespaço. As ações, que já vinham sendo planejadas há mais de um ano, ganharam corpo em meio à recente escalada dos ataques de hackers a redes públicas, empresas privadas.

Algumas iniciativas quando ao assunto já foram apresentadas, uma delas é o “Livro Verde” – um documento que define os parâmetros de proteção das redes governamentais, mas está ganhando corpo, agora, com a intensificação dos ataques na internet. O Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil aponta uma proposta inicial de ações concretas, composta de planejamento, orçamento, execução e acompanhamento específicos do Programa Sociedade da Informação.

[ad#Adsense1]

Com esses novos incidentes o assunto está abrindo espaço na mídia, o assunto ganhou contornos de segurança nacional no Brasil. Para prevenir e minimizar os efeitos desses problemas o governo criou recentemente o Centro de Defesa Cibernética (Cdciber). O CDciber está sob o comando do Exército e começa a sair do papel. A ideia é reunir ao redor dele todas as ações de proteção das Forças Armadas em relação ao ciberespaço.

A internet se desenvolveu muito nos últimos tempos, é preciso muita conscientização, preparação e treinamento, tanto em órgãos públicos, privados e no uso pessoal.

A segurança da informação nos próximos anos será primordial, a educação para tal deverá ser intensificada para garantir cidadãos conscientes dos problemas da má utilização da internet.

Segurança e Internet: Todos devem participar!

Educação e Internet, um caminho a percorrer!

Aulas Gestão de Segurança da Informação

O governo registra por hora mais de 2,1 mil tentativas de invasão a sites governamentais. Quanto mais se destaca no cenário internacional, mais o Brasil desperta o interesse dos hackers. Mesmo com a divulgação, treinamento dos órgãos públicos, muitos ainda não possuem políticas eficazes para gerenciamento da segurança das informações, nem mesmo uma eficiente política de segurança da informação. O principal desafio é incorporar as melhores práticas de segurança, visando garantir segurança da informação e evitar possíveis ataques.

Esperamos que o CDCiber proteja nossas redes e sistemas, para garantir soberania e segurança. O governo está fazendo sua parte, é preciso que cada empresa, cada cidadão se conscientize que a internet não é um ambiente sem regras, muitos problemas podem ocorrer se utilizada erroneamente.

Qual sua opinião sobre essas medidas? Deixe sua opinião! Participe das Discussões!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!