[ad#Adsense1]

Hoje as estatísticas não são muito favoráveis, com relação a vírus e incidentes de segurança, segundo cert.br. É preciso proteger sempre seus ativos de informação para evitar problemas e prejuízos.

Segurança da Informação

Muitas empresas brasileiras utilizam soluções gratuitas de antivírus[bb] instaladas em todas as estações de trabalho, o que pode trazer alguns problemas para a companhia, principalmente no gerenciamento das ações executadas pelos softwares. O fato é que o uso de antivírus gratuitos em empresas é, muitas vezes, ilegal, já que esses softwares são feitos exclusivamente para uso doméstico e não corporativo.

Softwares de antivírus não perguntam simplesmente “Roubo de dados (s/n)?”. A informação que trazem é técnica e descreve geralmente o tipo de vulnerabilidade encontrada e as possíveis ações que podem ser executadas, todas muito técnicas. A interpretação correta dessas informações é difícil e exige o acompanhamento de profissionais da área de TI, para evitar que por uma falha toda a rede seja comprometida por invasores ou vírus.

Quando falamos de segurança, não podemos deixar que os usuários decidam quais as melhores ações a serem tomadas. Essa é a função de um especialista com conhecimentos técnicos, para identificar a melhor solução para cada tipo de problema. Só que ai nós entramos em outra questão: como ser onipresente em todas as estações de trabalho para tomar as ações corretas em todos os problemas?

Essa é, talvez, uma das minhas maiores queixas em relação a softwares de antivírus gratuitos, uma vez que não oferecem nenhuma ferramenta sequer de gerenciamento (afinal, lembrem-se de que são voltados ao uso doméstico), o que dificulta o trabalho do administrador. Por outro lado, soluções pagas apresentam funcionalidades, como painel de gerenciamento centralizado que ajudam a detectar e a administrar os problemas encontrados pelo antivírus nas estações de trabalho.

Existem muitas soluções para pequenas e médias empresas, a maioria delas permitem que o administrador visualize amplamente o comportamento de sua rede contra as ameaças encontradas pelos softwares de antivírus. Também permitem que o administrador tome as atitudes necessárias para extinguir corretamente as ameaças que afetam as estações de trabalho.

Então, se você ainda não sabe o que acontece em sua rede, fica aqui a dica, procure saber.

Fonte: iMastes (com modificações)

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!