[ad#Adsense1]

Até os desenhos animados buscam expor problemas sociais vividos pela sociedade, isso é muito importante para a conscientização das pessoas. Enfim, estava assistindo o desenho animado FUTURAMA, dos mesmos criadores dos SIMPSONS, um dos episódios trouxe um grande problema que atinge a maioria das empresas e usuários domésticos, o SPAM, um problema digital, as pessoas recebem uma infinidade de e-mails, com vírus, mensagens falsas, pornografia, tudo para fazê-las se interessarem por aquilo e acabar se tornando vítimas de algum hacker mundo afora.

Futurama

No episódio os personagens foram aliciados a fornecer o seu e-mail a propósito de uma petição falsa, cujo propósito era alterado segundo os interesses da pessoa. Assim, através de esquemas de spam e phishing aliciante(pescar ou fisgar uma pessoa), os mentores deste golpe vão-se apoderando das contas bancárias e bens imóveis de todo o mundo, montando a sua sede na empresa onde Fry trabalha, também ela em sua propriedade devido aos esquemas fraudulentos.

Acesse o episódio agora!

Assim acontece na realidade, os usuários se cadastram em qualquer site, as vezes sem saber se o site é seguro, após isso sua caixa postal fica cheia de e-mails com vírus, propostas absurdas, propagandas em demasia e muita porcaria. As pessoas acabam clicando por engado nessas mensagens e são alvos fáceis de criminosos virtuais a procura de vítimas desinformadas.

Dicas Úteis:
Faça somente cadastro em sites que você conheça;
Observe bem cada e-mail recebido;
Desconfie de propostas absurdas;
Nunca coloque informações pessoais em sites, que não conheça;
Lembre-se, bancos não enviam e-mails para seus clientes sem autorização prévia;
Use sempre um antivírus atualizado.

Conheça os tipos de Vírus

Cartilha de Segurança na Internet
Segurança e Internet: Todos devem participar!

Educação e Internet, um caminho a percorrer!

Existe um episódio da 6ª temporada que faz referencia ao twitter e apple. Veja!

Você está seguro? Deixe sua Opinião

Siga @analistati no twitter.

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!