A revista espírito livre é uma grande fonte de informação sobre o mundo do software livre, com informações atuais, dicas, entrevistas e conteúdos de excelente qualidade. Vários profissionais contribuem para que cada mês tenhamos novas matérias, que mostram com o software livre facilita nossa vida e merece respeito.

A revista está na 14ª edição, confira as últimas 3 edições da revista.

Edição 12

A edição trás um tema bem discutido, a liberdade da internet. Até que ponto a internet é culpada pelas falhas do usuário? Será que a rede tem culpa? Francilvio Alff faz uma análise sobre as restrições feitas pelo dragão chinês em relação a grande rede. Fernando Leme apresenta em detalhes questões sobre DRM – Digital Rights Management. Walter Capanema apresenta ainda um manual de sobrevivência sobre a liberdade de expressão na Internet.

Ainda nesta edição, o sociólogo Sérgio Amadeu, fala de como a indústria do copyright ataca a privacidade e as redes P2P.

Revista Espírito Livre

Revista Espírito Livre

Baixe agora

Edição 13

Edição de aniversário da Revista Espírito Livre.  Um ano de muita informação, contribuindo para democratizar a informação e garantia conhecimento para todos.

A edição trás com tema na capa, um grande e imponente GNU, mascote de um projeto que ao longo dos anos vem se fortalecendo através de novos colaboradores e nossos sub-projetos. O Projeto GNU e a Free Software Foundation fazem parte do cotidiano de muitas comunidades e seus representantes, em especial a figura de Richard Stallman, nosso entrevistado juntamente com Brian Gough, que fazem do projeto GNU e a FSF, parte de nossas vidas.

Patrick Amorim fala sobre a Tecnologia PLC, que provê banda larga através da rede elétrica. Igor Morgado traz um artigo bem interessante sobre gerenciamento de redes enquanto Francilvio Alff fala sobre gestão do conhecimento e ferramentas wiki.

Revista Espírito Livre

Revista Espírito livre

Baixe agora

[ad#Adsense1]

Edição 14

A edição do mês de maio trás com capa os softwares P2P – Vilões ou aliados no compartilhamento do conhecimento. Salvação para muitos e tormento para outros, o P2P mostra que chegou para ficar, sendo usado de diversas formas, não somente para troca de arquivos entre pares, ou ainda confundida com uma tecnologia a serviço do crime.

Josh Bernard, um dos entrevistados da edição, utilizará BitTorrent para promover e distribuir sua próxima produção, uma série de TV chamada Pionner One. Entrevista com Andrew Resch, desenvolvedor do Deluge, um software para compartilhamento de arquivos em BitTorrent. Walter Capanema comenta exatamente sobre o BitTorrent ser uma ferramenta para compartilhamento ou para pirataria, uma discussão que vai longe… Jomar Silva inclusive diz que combater as redes P2P para impedir o compartilhamento é matar o mensageiro e não a mensagem. Alexandre Oliva também diz que o compartilhamento de obras culturais é natural do ser humano e que embora muitos tenham recorrido a modelos cliente/servidor, como é caso do BitTorrent, para ganhar acesso a obras através de bibliotecas, as práticas de empréstimo, doação, escambo e venda de obras diretamente entre pares é ainda mais antiga que a escrita.

Revista Espírito Livre

Revista Espírito Livre

Baixe agora

Abraços, vamos aguardar a próxima edição!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!