freenetAssistindo o Olhar Digital, conheci o projeto colaborativo Freenet, um projeto que discute a liberdade e a censura na internet através da colaboração de comunidades, com ideias, opiniões e críticas dos próprios internautas.

Os nossos diretos na internet sempre são menosprezados, nossas informações e dados pessoas, até nossa localização são manipuladas pelas grandes empresas da internet, bombardeando os nossos e-mails com spams e propagandas de produtos ou serviços que atrapalham nossa vida. A maioria dos serviços web (rede social, e-mail, etc) são gratuitos, certo? Em tese, pois todos esses serviços buscam nossas informações, dados, até localização e vedem para seus anunciantes, ganhando muito dinheiro, o pior, sempre com o consentimento dos usuários, que nunca chagam a ler a política de privacidade do site e acabam aceitando tudo sem saber os perigos.

Lei dos Crimes Cibernéticos, Regulamentação ANATEL, Política Cibernética de Defesa. Agora vai?

O projeto freenet é um documentário colaborativo sobre o futuro da liberdade na internet, um chamado para que nós, usuários da rede, enfrentemos as ameaças à nossa liberdade: um filme sobre a rede, feito em colaboração com a rede.

[ad#Adsense1]

Vídeo sobre o projeto

Sua proposta é criar um documentário colaborativo que exponha fatos, casos, pontos de vista e questionamentos de pessoas que estão atentas aos desafios que enfrentamos hoje para assegurar que a Internet continue sendo um espaço aberto, colaborativo, no qual a autonomia e os direitos dos usuários sejam respeitados.
Através da participação da população, ong’s, entidades públicas, o projeto pretende chamar a atenção para uma utilização da internet justa, sem censura, com liberdade.

 

Página Oficial: http://www.freenetfilm.org/

 

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!