O profissional de Tecnologia da Informação, deve buscar sempre atualização, cursos e certificação, principalmente nas áreas de gerência. O profissional deve estar atento a todas as novidades do mundo tecnológico, deve ter em mente não somente parte técnica, mas pensar grande, tentar avaliar a empresa como um todo, demostrando que o departamento de tecnologia é o fator principal de crescimento da organização, todos nós devemos ter isso em mente.

A procura por profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) teve um aumento em torno de 20% em relação ao ano passado. Se por um lado a demanda tem crescido, a exigência do mercado também aumentou na hora de contratar um profissional.


Isso eleva a área como uma das mais que mais contratam. A demanda tem se focado no perfil de gestor de projetos, com enfoque em gestão de projetos internos e acompanhamento de projetos externos (outsourcing), envolvendo metodologia PMI.


Dentro deste perfil os requisitos mais exigidos são: formação superior nas áreas de TI ou Ciências Exatas, pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão de TI ou de Processos, além das certificações como ITILF (Information Technology Infrastructure Library Foundation), PMP (Project Management Professional) e PMI, além de gestão de SLA/OLA.


“Além das competências pessoais, como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, habilidade verbal e pró-atividades, o mercado exige para profissionais da área de TI, principalmente, capacitação técnica e atualizações constantes. Ao contrário do que se pensa, o profissional de TI tem que ter um conhecimento organizacional amplo, além de habilidade multifuncionais, pois transita em todas as áreas”, avalia a consultora sênior do Grupo Catho, Karin Hilel.


Outras funções bastante procuradas estão na área técnica, como técnicos em rede e informática, programadores e encarregados de service desk. A remuneração varia em função do porte da empresa.


[ad#Adsense1]

 

Cinco dicas para crescer na profissão


  • Procure aperfeiçoar seus níveis de inglês.
  • Busque trabalhar em empresas que darão oportunidade de crescimento para a carreira que deseja seguir.
  • Atualize-se sempre com o que há de novo na sua área de atuação.
  • Especialize-se em áreas mais específicas de atuação, através de certificações (PMI, CMM, COBIT I e ITIL).
  • Procure participar de projetos estratégicos na empresa onde trabalha ou junto ao seu cliente, isso ajuda a criar um vínculo maior, transformando-o em um profissional imprescindível.

Abraços


Fonte: A GAZETA (Com Adptações)

 

 

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!