Sempre que o assunto é vírus, pensamos em ataques a softwares instalados em nossos computadores. Porém, pesquisadores já são capazes de atacar o próprio hardware das máquinas. Durante a fabricação, em um processo chamado “doping”, eles mudaram características químicas do chip, alterando a forma como a eletricidade é conduzida dentro dele. Ou seja, não se trata exatamente de um vírus, mas de um tipo de sabotagem mais elaborada e realizada na produção do equipamento.

ChipNa prática, os pesquisadores conseguiram enfraquecer a segurança do gerador de números aleatórios, usado no processo de codificação de dados. Diminuindo a quantidade de possíveis combinações, fica mais fácil descobrir qual chave foi gerada e quebrar a segurança do sistema. Isso preocupa, principalmente, as empresas que lidam com equipamentos especializados e os governos, que dependem desse sigilo para proteger suas informações.

Usuários comuns ainda não precisam se preocupar com ataques deste tipo, já que é um processo muito complexo e descoberto por especialistas. Mas fica o alerta para não descuidar da segurança do seu computador e manter o antivírus sempre atualizado, principalmente ao navegar na internet. De acordo como site da PSafe, cerca de 7 a cada 10 e-mails que circulam pela rede são spam, contendo propagandas indesejadas e vírus.

Em outro experimento, foi possível determinar os dados processados através de sinais elétricos, em uma técnica chamada “side channel” ou “canal lateral”. Mas para esse método funcionar é necessário um aparelho para medir os sinais elétricos, além de acesso direto ao sistema em que está o chip. Ou seja, uma técnica não muito prática.

Outro modo de atacar o hardware é inserindo um chip malicioso em uma placa ou outro componente eletrônico alterado no equipamento. No entanto, há diversas formas conhecidas de detectar o intruso. O que diferencia essa pesquisa é exatamente a dificuldade em ser detectada a alteração, já que o chip sairia alterado da fábrica.

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!