O Pen Drive é sem dúvidas um meio de armazenamento de arquivos inteligente. É pequeno, leve, fácil de manusear, substituindo os velhos disquetes, até CD’s e DVD’s. Essa facilidade tem um custo, o Pen Drive também é um forte mecanismo de proliferação de programas maliciosos (vírus), que atrapalham a rotina de usuários domésticos e principalmente empresas.

A maioria dos incidentes por vírus dos computadores é ocasionada pelo mau uso do Pen Drive, por ser de fácil uso, tornou-se alvo fácil para crackers e criminosos proliferarem seus programas maliciosos (vírus).

Ao inserir um Pen Drive infectado no computador, ele automaticamente instala as pragas virtuais, incluindo vírus, cavalos de tróia, etc., por isso, antes de usar o Pen Drive, verifique-o com um antivírus atualizado, essa prática simples, evita transtornos maiores.

Como o computador é contaminado por vírus de Pen Drive?

O Windows possui um mecanismo, na qual todas as unidades removíveis, exceto disquetes (não vem ao caso), são executados automaticamente. Sendo assim basta que o Pen Drive contenha um arquivo chamado “autorun.inf”, o Windows lê esse arquivo e executa as instruções contidas nele, no caso, as instruções são os caminhos dos vírus que estão no Pen Drive, geralmente com extensões de arquivos .bat, .scr, .exe, e outras.

Um Pen Drive contaminado cria uma verdadeira corrente, em cada computador ele instala os vírus e guarda na sua raiz os vírus contidos no computador, se estiver contaminado por outros programas maliciosos (vírus). Ele age como um “leve e trás” de vírus, um verdade moto táxi do mundo virtual.

 

Dicas e programas úteis para eliminar vírus de Pen Drive:

– Use o Windows Explorer para abrir o Pen Drive

Ao iniciar o Pen Drive, geralmente vamos em “Meu Computador” e na unidade referente. Deste modo todos os vírus serão executados. Uma maneira prática que evita isso é abrir o Pen Drive pela raiz do Windows Explorer.

Ao inserir o Pen Drive não clique em nada, use o atalho “tecla windows + letra e” no teclado e busque seu arquivos pela unidade referente no lado esquerdo da tela, deste modo você evitará que os vírus sejam executados automaticamente.

Isso só evitará que o computador seja contaminado, mas não eliminará nada, use um Antivírus atualizado para rastrear o mesmo, para eliminar os programas maliciosos existentes.

 

Pen Clean

Software desenvolvido que varre todos os arquivos contidos na raiz do Pen Drive e outras unidades do computador, eliminando vírus, cavalos de tróia e outras ameaças.

http://www.baixaki.com.br/download/penclean.htm

Baixe agora, a interface é bem intuitiva.

PenClean

Panda USB and AutoRun Vaccine

Esse programa desabilita a opção autorun dos dispositivos móveis, evitando auto execução dos vírus. Caso esteja contaminado, baixe o e salve-o em qualquer pasta do computador.

O programa não precisa de instalação, basta clicar duas vezes no arquivo para usar. Com ele aberto, clique no botão “Vaccinate computer”. Isso fará com que o Windows desabilite completamente a função autorun do computador. Isso inclui todos os drives que utilizam mídias removíveis, como USB (Pen Drives, Máquinas Digitais, Cartões de Memória, etc.), CDs e DVDs.

Panda Antivíris

Em seguida, espete o Pen drive na entrada USB e clique no botão “Vaccinate USB”. Agora, faça uma nova varredura no Pen drive em busca de novas ameaças e apague qualquer arquivo suspeito que o antivírus encontre pela frente.

O Panda USB and AutoRun Vaccine atua de maneira simples, mas muito eficaz: ele adiciona o arquivo “autorun.inf” (sem códigos) no Pendrive de maneira que ele não possa ser alterado. Assim, quando qualquer ameaça tentar criar (ou alterar) este arquivo, ele exibirá uma mensagem de erro.

Atitudes simples facilitam o trabalho de todos, com cooperação e senso ético, protegeremos o bem mais valioso, “a informação”.

 

Mais informações e dicas:

Vírus – Tipos e Definições

Proteja-se dos spams

Navegue Protegido

Pen Drive – Herói ou Vilão

Tira suas dúvidas sobre vírus de Pen Drive

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!