Ninguém está seguro ! Crimes cibernéticos, roubos de identidades, roubos de senhas, fraudes bancárias e uma infinidade de crimes virtuais, deixam o internauta cada vez mais preocupado.

É preciso bastante atenção ao navegar na internet, somos bombardeados todos os dias com uma quantidade imensa de informações, e-mails, promoções absurdas, então é preciso muita atenção para não sermos a próxima vítima. Cuidado, é a chave para manter-se seguro.

Mas quando somos vítimas desses crimes, como solucionarmos? A computação forense possui técnicas e mecanismos para busca de informações com o objetivo de resolver esses problemas.

Agora! O que é Computação Forense?

“Perícia Forense em Sistemas Computacionais é o processo de coleta, recuperação, análise e correlacionamento de dados que visa, dentro do possível, reconstruir o curso das ações e recriar cenários completos fidedignos.”

A computação forense visa obter informações através de análise de dados de um computador ou sistema, rede ou qualquer dispositivo de armazenamento de dados, que seja alvo de investigação, por crimes cibernéticos.

A computação forense é muito utilizada para desvendar crimes virtuais, roubos de identidade, crimes financeiros, ela age na busca de informações que não são vistas a olho nú, utilizando-se de  técnicas especiais para rastrear informações.

Com o crescimento da tecnologia e uso de computadores, os problemas relacionados a segurança estão crescendo, então a computação forense está em pleno desenvolvimento em um mundo cada vez mais on-line.

[ad#Adsense1]

Conheça alguns livros sobre o assunto:

Crimes de Computador e Segurança Computacional

Crimes de Computador e Segurança Computacional

Como Detectar Invasão em Rede: um Guia para Analistas

Como Detectar Invasão em Rede: um Guia para Analistas

Internet Legal: o Direito na Tecnologia da Informação

Internet Legal: o Direito na Tecnologia da Informação

Conheça a revista eletrônica, Evidência Digital

Revista Evidência Digial
Revista Evidência Digial

Sites e Blogs sobre o assunto:

http://www.guiatecnico.com.br/

http://www.seginfo.com.br/

http://www.crimesnaweb.com.br/

http://www.rnp.br/cais/

Na sua opinião, o que devemos fazer para minimizar esses problemas? Deixe sua opinião! Participe das discursões!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!