O que um profissional de TI deve saber


Todos nós sabemos que tecnologia da informação – TI envolve muitas atividades que unidas formam todo o conjunto computacional e sistemas de informação de uma empresa.

Como definir o que os profissionais de informática deve fazer, para sanar essa dúvida enumerei algumas funções básicas de um profissional de informática

São atividades de um profissional de informática:

  • Garantir o funcionamento dos sistemas de informática, como instrumento de apoio à execução das atividades da Fundação;
  • Gerenciar a manutenção e segurança das informações, dos servidores e dos equipamentos da rede;
  • Realizar a atualização da home page, de softwares, e assessorar no processo de aquisição dos equipamentos de informática;
  • Estudar sempre as melhores práticas de TI, de fato – o bom gerente deve aprender e entender tudo relativo a sua rotina de trabalho;
  • Desenvolver softwares que sejam identificados como necessários para a Fundação, após aprovação da Diretoria Executiva;
  • Subsidiar a aquisição, locação, contratação, instalação e a manutenção dos recursos de informática;
  • Submeter à Diretoria Executiva o desenvolvimento de sistemas e o seu desempenho, revendo necessidades adicionais e identificando possíveis impactos, bem como apresentar sugestões para correção ou ampliação das informações;
  • Controlar e avaliar os equipamentos e o desempenho da equipe, nos diversos níveis, por sistema, programa, turno de operação e tipo de equipamento;
  • Dar consultoria e treinamento aos usuários sobre problemas de natureza técnica;

[ad#Adsense1]
Coloquei algumas atividades, claro que surgirão outras de acordo com o ramo do negócio.

Entenda o sistemas e todos os usuários, verificando o que cada setor da empresa precisa, fazendo isso você vai programar as práticas de TI sem muitos erros. É importante também  criar um ambiente onde os profissionais sintam-se confortáveis em pedir e dar assistência uns aos outros.  As frustrações geralmente ocorrem quando um membro da equipe sabe algo que os outros perdem horas de trabalho para resolver. Além disso, o trabalho em equipe é um ótimo veículo de comunicação.

Outro fator de extrema importância é a comunicação,  as informações precisam ser passadas com clareza, para que o receptor entenda . É sempre importante obter de todos os setores o feedback, analisando o que ocorreu e tomando providências em caso de incoerências. Faça toda sua equipe trabalhar unida, em conformidade com os objetivos da organização, as mudanças ocorrerão a todo o momento, assim pode-se resolver os problemas com rapidez e agilidade.


Qual o perfil ideal de um profissional de TI? Dê sua opinião!


Fabrício Cristiam Basto, nascido e criado no interior do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha, você conhece? Ache no Google Maps! Sou formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas – CRA: 9009, com especialização em finanças, tecnologia da informação e gestão pública. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014017071032681

58 Comentários

  1. Olá Márcio Rodrigues

    O mercado de TI ainda esta em crescimento, principalmente nas áreas de segurança da informação, programação e o mercado mobile, como você já tem conhecimento com em design, sugiro você trabalhar com programação web e design, caso não tenha afinidade com a área de programação, uma forma é trabalhar com consultoria em gestão de TI em pequenas empresas, visando mostrar os gargalos e falhas na utilização da tecnologia.

    Abraços

  2. Olá em 22 de março de 2012 enviei aos senhores pergunta relacionada a profissão de TI, fui prontamente atendido e tive minhas dúvidas esclarecidas, estava naquela época prestes a começar minha faculdade, hoje, 2015, faltando 1 mês para minha formatura estou prestes a mudar de emprego, sair na área de vendas e procurar algo relacionado a gestão de TI que tanto estudei!!!! Em 2012 percebia-se que o mercado de TI estava aquecido, e muito se falava neste assunto, gostaria de saber de pessoas que estão na profissão desde ou antes de 2012 como esta esta a área de TI, pois percebemos em blogs, revistas e TV que a economia desacelerou de forma preocupante impactando diversas setores, seria uma boa abandonar um emprego agora e partir para outro? (Partir para alguma área de TI, meu caso) Sei que na vida “Só petisca que arrisca” e acredito que tenho relativo preparo para tal, e durante a faculdade também fiz alguns cursos extras, e atuando paralelamente a minha profissão com montagem e manutenção de computadores e desenvolvendo material gráfico utilizando-se de softwares de design. Desde já agradeço, abraço e bom trabalho.

  3. Marcio Rodrigues says:

    Olá, me chamo Marcio, sei que que o tópico aqui já é bem antigo, postei uma dúvida minha aqui em 2012 quando comecei minha faculdade de TI, fui prontamente atendido e minhas dúvidas solucionadas, estou quase terminando minha gestão e hoje 22/01/2015 estou prestes a mudar de emprego para uma área do meu interesse, gostaria de saber se possível como anda o mercado de TI em termos de benefícios trabalhistas e salário ataualmente, pois lembro que em meados de 2012 o mercado de TI parecia bem aquecido, e o que se ouve atualmente é que tal nicho está meio que em desvalorização, por isso seria interessante alguém que esteja atuando na área de TI me esclarecer ou desse algum conselho sobre esse assunto, já que pretendo deixar meu antigo emprego (Vendedor/Decoração) para atuar na área de TI, lembrando que exerço como um segundo emprego e Hobbi atividades como design, montagem e manutenção de computadores (Atividades que me mantém sempre atualizados na área tecnologica) Desde já agradeço.

  4. Olá Gabriel Silva

    Aprendi muito coisa na internet, de forma autodidata e realmente foi fundamental para meu aprendizado na faculdade e no trabalho. Na graduação o básico é passado de forma rápida, mas como você já é da área, vai ser bastante fácil assimilar os conteúdos. grato

  5. Olá fábio

    Não precisa ser especialista, mas precisa entender, pois a área de TI é vasta, precisamos entender de tudo um pouco, para mesclar as tecnologias existentes e poder formular nossa rotina da melhor maneira possível.

  6. Olá GUTIERRE

    Uma dica, faça um projeto sobre Governança de TI, falando sobre os frameworks COBIT, ITIL e PMBOK. Se for da área de Desenvolvimento faça sobre usabilidade e segurança de software.

  7. Olá Rosiane Ramos

    A área de TI é bem promissora, é preciso também muito engajamento e garra, se você está gostando vale a pena continuar na área. Busque conhecimento em livros técnicos, palestras, cursos on-line para se inteirar na área e acompanhe sempre os sites e portais, para se familiarizar com as terminologias. Como sempre digo, saiba de tudo e seja especialista em uma área.

    Olá, estou cursando Gestão em Tec.da Informação e estou no 2º semestre. Trabalhei a 8 anos uma empresa e fui gerente administrativo. Quando saí resolví voltar a estudar e escolhi esse curso. Não entendo muito de informática, somente o básico. O que você me aconselharia a fazer para me aperfeiçoar mais na área, visto que estou gostando do curso mas me sinto um pouco desfocada das outras pessoas justamente pelo fato de muitas coisas ainda não saber.
    Por favor me ajude!!!

  8. Olá Eduardo Vieira

    Uma certificação com certeza você vai ter mais visibilidade e preferência nas contratações, mas você deve buscar empresas que valorizam a área de TI, pois existe muitas empresas, que “ainda” enxergam a área de TI com menosprezo, mas essa realidade está mudando. Busque bastante conhecimento e principalmente divulgue suas ações.

  9. Gabriel Silva says:

    Olá, sempre gostei da área tecnológica e trabalho com isso, sou web designer, aprendi de forma auto didata manutenção de computadores, redes e algumas coisas além. Mas acho que não estou capaz de forma “acadêmica” porque a maioria do que aprendi foi sozinho! você acha que influencia em algo? tende ter algum conhecimento específico antes da graduação, ou tudo q é requerido na facul é ensinado desde o inicio? grato desde já!

  10. douglaster says:

    No site http://www.dotnetsql.com.br tem váááários simulados em Portugues para essas provas.
    Tem muita coisa lá e o site ainda grava a evoluçao das provas que vc realiza. Muito interessante.
    tem Provas de sql server, windows, Dot.net….

  11. fábio says:

    para ser um analista de ti, precisa saber programação ? Obg

  12. David, com certeza, a área de TI principalmente em pequenas empresas ainda é precária, existem muitos técnicos e poucos gerentes, capazes de planejar tudo da melhor forma, para se tenha um futuro tranquilo.

  13. Denise, como toda a área, exige muito do profissional, na área de TI você precisa saber de tudo e ser especialista em uma área, para poder sanar os problemas com mais rapidez.

  14. Luis Rogério, busque sempre a profissionalização e nunca fique parado, entenda que a área muda bastante, por isso exige muita busca pelo conhecimento.

  15. Aline, a experiência é fundamental, porém para ter a experiência é preciso a prática, uma dica é fazer uns trabalhos freelancer, busca aprender tudo sobre a área. Mas se aparecer uma oportunidade não exite em aceitar, a experiência e o aprendizado vem com o esforço, portando não tenha medo e agarre as oportunidades.

  16. Marcio Santos says:

    Eu quis dizer: Qual seria a melhor Pós-graduação a fazer, no meu caso.

  17. Marcio Santos says:

    Tenho 46 anos e trabalho com levantamento de requisitos, no entanto não sou formado na área de TI e sim em Ciências Contábeis. Tenho vontade de me aprofundar nesta área.
    Gostaria de saber qual seria a melhor, a se fazer no meu caso, pois não tenho tempo nem condições de fazer uma nova graduação.

  18. Gabriel Matheus says:

    Tenho conhecimentos em TI e SI.

    Sempre busco informações sobre Hardware,Software Livre,Segurança entre outros.

    Não é dificil atuar na Area de Informatica.

    Meu email: gabrielmatehsu.andrade@gmail.com

  19. doug says:

    No site http://www.dotnetsql.com.br tem váááários simulados em Portugues para essas provas.
    Tem muita coisa lá e o site ainda grava a evoluçao das provas que vc realiza. Muito interessante.
    tem Provas de sql server, windows, Dot.net….

  20. GUTIERRE says:

    Olá.. eu queria saber ideia de algum projeto “exclusivo” para TI pois faço um curso mas as ideias não fluem durante uma discussão sobre o projeto. desde já obrigado :)

  21. Rosiane Ramos says:

    Olá, estou cursando Gestão em Tec.da Informação e estou no 2º semestre. Trabalhei a 8 anos uma empresa e fui gerente administrativo. Quando saí resolví voltar a estudar e escolhi esse curso. Não entendo muito de informática, somente o básico. O que você me aconselharia a fazer para me aperfeiçoar mais na área, visto que estou gostando do curso mas me sinto um pouco desfocada das outras pessoas justamente pelo fato de muitas coisas ainda não saber.
    Por favor me ajude!!!

  22. Eduardo Vieira says:

    Olá pessoal, gostaria de saber se para poder estar tirando alguma certificação independente se for desenvolvimento ou infra, é necessário de algum conhecimento básico?
    Porque é assim, sou formado em C.C e tmb sou novo na área de informática ( atualmente trabalho no cpd de uma empresa onde sou muito restrito em estar desempenhando tanto na função como tmb no aprendizado ), e estou com dificuldades em arranjar outro emprego na área por conta da experiência que não tenho muita. Então estou querendo partir para uma certificação pra ver se consigo arrumar um emprego melhor.

    Desde já agradeço a todos.

  23. David says:

    ola

    trabalho com suporte, me matriculei no ingles e estou pesquisando e ficando muito interessado nas certificações itil, gerenciamento. E tbm uma certificaçao em banco.
    vejo todo mundo querendo ser programador, entao to buscando outras atividaddes dentro do TI. Nessa area de gerenciamento, como nunca trabalhei, pra quem ta começando, tem mercado?

  24. Denise says:

    Gente quase ñ tem mulher aqui interessada nessa área!
    Bem, eu fazia Direito, porém tranquei a matrícula e estou empolgadíssima com o Curso de TI, só gostaria de perguntar se envolve muita Física, Matemática, Fórmulas etc, pois, não sou muito boa, mas se for o caso farei e darei o melhor de mim para ser uma profissional destacada!
    Obrigada, ameei o blog!!
    =)

  25. Xand_386 says:

    Tenho 33 anos sou formada em sistemas há uns 10 anos, mas não tive oportunidade para trabalhar na área na época, tive facilidade com algumas linguagens de programação: VB, Html, Pascal que é o básico p/ programação; Atualmente trabalhei no financeiro de uma empresa adquirindo conhecimento também de Depto pessoal, mas quando se fala em gerenciamento de projeto de TI fico boiando como gerenciar uma equipe se tenho pouco conhecimento sobre gerenciamento,pois no curso é muito teórico e pelo que estou vendo é possível juntar as duas áreas no caso como um analista por exemplo.

  26. Luis Rogério says:

    Tenho 38 anos, sou formado em Gestão em TI, técnico em informática e estou fazendo a certificação CISCO CCNA, mas as vagas de trabalho que encontro estão exigindo muito mais do que isso como banco de dados, programação e experiência acima de 3 anos para áreas de gestão. Como posso me destacar com os empregadores. Tem algo que possa complementar no meu currículo.

  27. Aline says:

    Sou formada em analise de sistemas mas infelismente não pude ter estagio estou com medo de atuar na area por conta disso acho que sei muito pouco pelo que devia saber. Acho que tenho que fazer um curso tecnico pra colocar algumas coisas em pratica e refrescar a cabeça so não sei qual.
    Alguem pode me ajudar?

  28. Eu sou formado em Administração e Análise de Sistemas, como você não lido muito com programação, para a área, me dedico a área gerencial da TI, planejamento, controle. Indico as certificações COBIT, ITIL E DE PROJETOS PM-BOOK. São essenciais para o seu perfil. Abraços

  29. cesar says:

    Amigo sou formado em contabilidade e formado em adm de empresas, estou fazendo o curso de sistema da informação estou no primeiro semestre, gostaria de saber sobre os atalhos da areá, quais as melhores certificações para um pessoa do meu perfil, não sou um bom programador.

  30. Douglas says:

    Olá,
    Estou no 3ºsemestre de Analise de Sistemas e faço estágio em infrainstrutura,uma coisa que descobri é que não tenho perfil de programar,nem pretendo ser programador,e a area de infrainstrutura não é a minha praia também,o que voces me indicam para eu seguir na carreira de TI,eu me identifico com a area de gerenciamento,planejar e analisar mas não sei como faço para chegar lá.

  31. Paulo cesar, atitude, estar antenado a novas práticas de gestão da área de TI, buscar aprendizado sempre e principalmente focar segurança nos projetos, isso vai ser primordial nos próximos anos. Abraços e Sucesso!

  32. Marcio, nem um pouco, sou formado em Análise de Sistemas, como você, tenho pouco conhecimento em programação, você sabendo a lógica da programação já é interessante. Me dedico mais a governança da área de TI, fazer as coisas funcionarem, com mesmos tempo investido e menos custos. A área de desenvolvimento de software é bem ampla, já trabalhei com análise de programas, como usuário, observando a usabilidade e propondo ideias para melhorias para o uso diário do sistema, isso sem olhar nada de código. Enfim, estude bastante, você precisa saber de tudo, mas ser especialista em uma área. Espero ter ajudado, abraços e sucesso!

  33. Marcio says:

    Olá, meu nome é Marcio, gostaria muito da opinião de alguém que esteja atuando na área de TI, comecei com a faculdade e TI agora em 2012, tenho excelente conhecimento em softwares graficos e hardware, mas sempre fui meio fraco em linguagens de programação, no máximo utilizo o basico do basico em HTML e um pouco de PHP para criação de formulários para envio de dados em sites que desenvolvo, o fato de eu não ter muita ou quase nenhum conhecimento em programação pode me prejudicar em minha futura profissão?

  34. Paulo cesar says:

    BOM dia sou técnico em informática Hardware e redes , tenho 30 anos de idade gosto de mais de estar dentro das tecnologias qual o primeiro passo para ser um profissional na area ti.

  35. Maxwarllen says:

    O tecnico em t.i ele e do tipo compacto, tem sempre que estar super hiper mega informado, e ser bastante observador. O que no curso de T>I nos traz e simplesmente tudo, tudo que voce precisa pra ser um grande profissional na area, e para trabalhar na area da informação em geral. Eu estou na segunda semana de curso e ja consegui desenvolver um sistema de envio de email automatico com cabeçalho plano de fundo e tudo mais.

  36. Tonho says:

    Giselle, é bom conhecer, se não vai ficar boiando.

  37. Nunca é tarde para buscar conhecimento, a área de TI está bem carente de profissionais, é preciso dedicação e principalmente gostar da área, assim com certeza você terá sucesso. Abraços

  38. Jose Sergio Rocha Macedo says:

    Tenho 48 anos de idade e gostaria de saber se vale a pena eu fazer faculdade de TI Tecnologia da Informação , pois eu gostaria de trabalhar nesta area
    Isiste algum limite de idade para começar a trabalhar nesta area
    Obrigado

  39. Sou blogueiro, profissional de TI e Administração.
    Consulte a página sobre do blog: http://analistati.com/sobre/

    Caso queria divulgar produtos ou serviços no blog, siga-me no twitter @analistati ou analistatiblog@gmail.com

  40. Pamela says:

    Oi… gostaria de saber o que um Analista TI faz exatamente? obrigada!

  41. gabriel says:


    Consultor de TI:

    Vocês não sabem o que é TI, escreveram um monte de absurdos!!!! Estão Demitidos! TI não é quebra galho, existem desenvolvedores, Web Designers, DBAs e etc…
    Gerente de TI – GERENCIA ESSE MONTE DE COISA, PARA QUE FUNCIONEM JUNTOS E INTEGRADOS E ISSO NÃO SIGNIFICA QUE FAÇA TUDO UM GERENTE DE TI PODE NÃO SABER PROGRAMAR, MAS SIM O QUE PRECISA PROGRAMAR…

    concordo com vc!!!

  42. Que bom que você gosta da área de TI, antes de tudo, na minha opinião nobre, é preciso ter capacidade de administrar problemas e realmente gostar da área. Se você se encaixa nisso, é um ótimo começo.

    Todo profissional, seja de qualquer área precisa buscar atualização constante, principalmente na área de TI, que está em constante evolução.

    O mercado precisa de profissionais capacitados e não autodidatas, o que indico para você, é buscar uma certificação na área escolhida, tipo COBIT, ITIL, PMBOK, na área gerencial de TI, ou as certificações da Microsoft, Oracle na área de Banco de Dados.

    Um profissional precisa saber de tudo um pouco e ser especialista em uma área específica, digo isso porque, exemplo, para desenvolver um sistema – ERP de RH ou CONTABILIDADE, sem saber as rotinas e procedimentos da área, fica difícil trabalhar.

    Você está no caminho certo, busque uma certificação ou faça uma faculdade na área, no momento a certificação é melhor e mais rápida, porém é preciso bastante estudo. Faça isso é terá com certeza sucesso na área.

    O que precisar, pode contar comigo!

    Abraços e Sucesso!

  43. Consultor de TI says:

    Vocês não sabem o que é TI, escreveram um monte de absurdos!!!! Estão Demitidos! TI não é quebra galho, existem desenvolvedores, Web Designers, DBAs e etc…
    Gerente de TI – GERENCIA ESSE MONTE DE COISA, PARA QUE FUNCIONEM JUNTOS E INTEGRADOS E ISSO NÃO SIGNIFICA QUE FAÇA TUDO UM GERENTE DE TI PODE NÃO SABER PROGRAMAR, MAS SIM O QUE PRECISA PROGRAMAR…

  44. flavio says:

    ola eu tenho 21anos e estou fazendo um curso de mecanica e ja estava pensando em fazer o curso tecnico porem conheci ti . vc poderia me ajudar e dizer o q eu ter q estuda acredito q nao seja apenas informatica rsrs

  45. Obrigado pela contribuição, realmente é preciso uma análise criteriosa dos dados para tomar decisões estratégicas de TI de qualidade. Algumas práticas de Business Intelligence – BI é fundamental.

  46. Carlos Alberto de castro jacques says:

    A terceira fase do ciclo é feita toda a análise dos dados coletados. Para isso, são utilizadas
    variáveis estatísticas, variáveis qualitativas e outras técnicas e ferramentas específicas que permitam que a informação resultante responda às necessidades estratégicas dos decisores.
    E, por último, a fase de disseminação de informação permite que as análises estejam disponíveis para os decisores, considerando-se o nível de sigilo de cada uma delas, o formato – relatórios, resumos, intranet, reuniões – e a eficácia do conteúdo para subsidiar as atividades organizacionais.
    Miller (2002c) faz uma relação entre as etapas do ciclo e as atividades específicas que devem ser desenvolvidas pela equipe de IC. Na primeira etapa do ciclo, ou seja, na identificação dos
    principais responsáveis pelas decisões e suas necessidades informacionais, o autor destaca que
    o profissional precisa:
    a) saber comunicar-se com os administradores do primeiro escalão;
    b) possuir perspicácia para os negócios: o conhecimento do setor e sua terminologia.

  47. Amigo, que bom que você gosta da área de TI, é um grande passo. A minha dica é você fazer uma pós graduação na área de TI, pois irá complementar sua graduação. O grande diferencial da área é a inovação e a busca sempre das melhores práticas de TI. Abraços e Sucesso!

  48. Marcelo says:

    Excelent post. Sou formado em administração de empresas porem não consigo me empregar. sempre gostei de informática. Gostaria de sua opinião: voce acha que seria uma boa recomeçar uma faculdade aos 34 anos e cursar um curso de TI para poder trabalhar na área. Grande abraço.

  49. Sem dúvidas, a área de TI tem poucos profissionais capacitados, vai em frente, é uma área muito promissora. Abraços e Sucesso!

  50. João Guilherme says:

    Ótimo post, me tirou varias dúvidas, estou cursando engenharia de computação e pretendo atuar na área de TI pois é uma areá que está em xpansão no Brasil e oferece grandes oportunidades de emprego.

  51. Não necessariamente, se tiver um curso ajuda bastante, mas você sabendo o mínimo é importante para gerir om qualidade os recursos tecnológicos, claro que você pode terceirizar a parte técnica, cuidando somente da parte gerencial de TI. Espero ter respondido sua pergunta. Abraços

  52. vin says:

    È necessario ter curso de hardware

  53. Com certeza Hudson, sem um bom planejamento, uma arquitetura de informação bem definida, não adiantaria nada termos equipamentos ultra-modernos. Abraços

  54. Hudson Silva says:

    Acho muito importante tambem entender que o motivo da estrutura de TI de uma empresa existir é justamente a infomração que hoje é o maior bem da empresa, por tanto o profissional de TI deve ter em mente que a boa comunicação e a segurança nas informações é fundamental. O que o fabricio disse é importante Giselle, é sempre bom conhecer o seu material de trabalho(hardware) mas o motivio dele estar lá é a informação. É interessante saber inglês técnico. Sucesso pra todos !!!

  55. Não é necessário ter curso específico de hardware, mas deve sempre buscar informações sobre tal. Na informática temos que saber de tudo, mas nos especializarmos em algo que gostamos e fazemos bem. Se você gosta de informática, gosta do que faz, com certeza não terá dificuldades em aprender, eu mesmo quando mudei de emprego tive que aprender muitas coisas, agora estou tranqüilo.

    Abraços

  56. Giselle Dos Santos Freitas says:

    gostaria de saber se e necessario ter curso sobre manutenção de hardwer em que grau deveser este conhecimento e os softwers tambem? por favor responda

Deixe uma resposta