Sem dúvida o WordPress é a plataforma de blogs/CMS mais utilizada no mundo. Por ser um produto livre, sempre surgem novas atualizações e funcionalidades com a criação de plugins, que tornam o WordPress ainda mais poderoso.

A tão esperada versão 3.0 do WordPress, chamada de “Thelonious”, já está disponível para Download.

Uma das grandes novidades do sistema é a característica multi-site. Com simplesmente uma instalação, com poucas configurações, é possível rodar dois ou mais blogs, facilitando a vida de quem tem vários blogs.

A nova versão do WordPress, a 3.0 vem repleta de outras novidades, veja:

Gerenciamento de menus
O menu principal ganhou uma nova chamada, de modo a permitir que seja configurado através da área administrativa, visualmente, via arrastar e soltar os componentes, configurando do seu jeito, mais ou menos como funciona hoje os widgets.

Backgrounds customizáveis
O WordPress 3.0 agora possui suporte a backgrounds customizáveis. Basta adicionar o seguinte código no seu arquivo functions.php para que o seu template passe a suportar também esta nova opção:
add_custom_background();

Adicionando essa opção no seu código, você será brindado com um novo menu Background no seu separador Aparência, que se encontra no painel administrativo.

Taxonomias customizáveis
As taxonomias customizáveis ficaram mais simples de utilizar, especialmente no que toca à hierarquia, isso significa que você poderá ter uma taxonomia ‘Votos’ com várias sub-taxonomias.

Tipos de artigos
Agora no WordPress podemos criar mais do que artigos e páginas. Faz um teste, adicione o seguinte código para criar um novo padrão de posts ‘Portfolio’:

function post_type_portfolio() {
register_post_type( ‘Portfolio’,
array( ‘label’ => __(‘Portfolio’), ‘public’ => true, ‘show_ui’ => true ) );
register_taxonomy_for_object_type(‘post_tag’, ‘Portfolio’);
}

add_action(‘init’, ‘post_type_portfolio’);

Essa ferramenta abre muitas possibilidades para otimização pelos desenvolvedores, uma grande novidade.

Mudanças no login

Com a versão antiga do WordPress, ao instalar na raiz do servidor, você recebia automaticamente um username admin e uma password. Na versão 3.0 isso deixará de acontecer, o WordPress vai deixar você escolher o seu username e password no momento da instalação, garantindo mais segurança, pois você é quem vai definir o usuário e senha.

Assista a esse vídeo que mostra as novidades do WordPress 3.0. (Em inglês)

Uma dica importante, antes de fazer a atualização, faça backup de todo o seu blog, para evitar problemas.

E você, o que achou das novidades?

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!