A nova versão está repleta de novidades para os usuários. Após anunciar uma versão do Ubuntu para Android, o Canonical, empresa mantenedora do sistema operacional Ubuntu Linux, anunciou conforme calendário a versão final do Ubuntu 12.04, chamado pelo codinome Precise Pangolin. O sistema está mais rápido, contará com modificações no sistema de gerenciamento de energia, o que permite economia de energia em várias máquinas.

Uma novidade é que a ISO do sistema vai mudar para 750 MB, 50 MB a mais para aplicativos, outra que o aplicativo padrão de música será o Rhythmbox, não mais o Banshee, como nas versões 11.04 e 11.10, mas o usuário pode optar o que melhor lhe agrada.

A aplicativo de escritório padrão é o LibreOffice, na versão 3.5 e o Kernel do sistema está na versão 3.2.0-17.27, apesar de existir a versão 3.3, porém é possível atualização.

[ad#Adsense1]

Ambiente Integrado (32 e 64 Bits)

Ao baixar o Ubuntu 12.04, será priorizado no Download as ISOs em 64-bit. Os aplicativos desenvolvidos em 32-bit serão instalados normalmente, graças ao suporte multiarch, que permite a instalação dos pacotes.

Central de Programas

A Central de Programas, um dos itens mais demorados de se abrir com o Ubuntu 11.10, está rápida e melhorada. A central de programas passou por grandes mudanças, está melhor visualmente, com melhorias nas descrições dos programas, com destaque em vídeo. Outra novidade é que quando você instala um programa ele é automaticamente adicionado ao lançador do Unity.

Melhoria da Tela de Login e Usabilidade

A tela de login está mais moderna e com um design inovador. O modo de seleção de ambiente foi modificado e plano de fundo acompanha o plano de fundo do Desktop do usuário selecionado.

Os controles de mouse e touchpad estão melhorados, com mais funções, tais como suporte para habilitar e desabilitar touchpad via teclado, desabilitar touchpad ao digitar texto e outros.

Melhoria no acesso aos aplicativos

A interface da versão 12.04 passa a contar com a funcionalidade HUD – Heads Up Display funcion, que tem como função a melhoria na busca e acesso dos aplicativos, a HUD substitui os tradicionais menus com comandos e pode ser acessada pressionando a tecla Alt, digitando o que deseja fazer. Segundo os desenvolvedores o sistema fará um histórico das pesquisas, com o objetivo de retornar resultados mais precisos.

 O nível de controle oferecido pelo HUD é poderoso, você digita o que deseja, o sistema busca a melhor forma de realizar a operação. Um exemplo é um usuário que quer mudar seu status de programas de mensagens instantâneas (Skype), sem precisar entra e sair do programa, muito prático e rápido.

 No futuro próximo teremos comandos de voz integrados ao sistema.

 Veja esse vídeo sobre a funcionalidade

Melhoria no suporte a idiomas

Agora quando o usuário instalar um aplicativo da central de programas do Ubuntu, serão instalados os pacotes correspondentes para suporte ao idioma em uso no sistema, incluindo as traduções e módulos de correção ortográfica, instaladas automaticamente.

O Ubuntu Linux 12.04 foi lançado dia 26 de Abril de 2012, escolha sua versão pelo site oficial

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin Desktop – 32Bits;

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin Desktop – 64Bits.


Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!