Nos últimos dias surgiram muitas novidades na Apple, foi anunciada a versão do seu novo sistema operacional para iPODS, iPHONES[bb] e iPADS, o iOS 5, também surgiu um serviço revolucionário, o iCloud, para compartilhamento de arquivos na nuvem, e por final O MAC OS X LION.

As novidades foram divulgadas na WWDC 2011, a conferência anual da Apple.
[ad#Adsense3]

Confira os mais detalhes:

IOS 5 – Sistema Operacional usado em iPods, iPads e iPhones.

iOS5

O sistema está cheio de novidades, ainda não foi lançado, a previsão de lançamento é para setembro, mas os desenvolvedores já estão trabalhando para que o sistema chegue ao mercado logo, com recursos inovadores e muitas novidades, vale a pena destacar as principais:

Notificações

O sistema conta com um recurso de notificação bem moderno, modificações tornarão o ambiente de trabalho mais prática e dinâmico. Com o Notification Center, um único lugar que combina todas as duas notificações. Para acessá-lo basta arrastar o dedo do topo para o centro da tela em qualquer aplicativo. A lista que surge na tela inclui ligações perdidas, mensagens no correio de voz, mensagens de texto, notificações de aplicativos (push notifications) e até mesmo informações atualizadas sobre o mercado financeiro e previsão do tempo.

 

Newsstand – Sua banca de revista e jornais on-line

Aplicativo pela qual os usuários poderão baixar periódicos, revistas e jornais para leitura e pesquisa, segundo a Apple a maioria dos grandes editores já aderiram ao sistema.

 

Integração com o Twitter

Sem dúvida o Twitter é a rede social mais utilizada no momento, percebendo isso a Apple inclui no sistema a rede social na tela de configurações do aparelho. Com isso você pode logar facilmente, compartilhar conteúdo, tudo de forma integrada, sem instalar de aplicativos de terceiros.

Vários dos aplicativos da Apple, como Câmera, Photos, Safari, YouTube e Mapas irão suportar integração direta com o Twitter, para que você possa postar rapidamente fotos e vídeos na rede social. É possível até mesmo usar o Twitter para atualizar as fotos de seus contatos na agenda.

 

Safari

A navegação web ficou mais rápida com inovações na barra de rolagem e abas no navegador safari. O navegador também ganhou a “Lista de leitura”, sempre que você desejar guardar um link para leitura posterior, basta adicionar o endereço à lista. Para melhorar a usabilidade do sistema também foram removidos atalhos, propagandas e conteúdo que podem causas distrações, dificultando a navegação.

 

Mail

O aplicativo mais utilizado nos aparelhos com iOS, o Mail ganhou algumas funcionalidades, inclui a possibilidade de adicionar formatação ao texto (negrito, itálico e sublinhado), melhoria na usabilidade com recursos para arrastar e soltar endereços.

 

Câmera

Ficou mais fácil tirar suas fotos com o novo sistema, basta um duplo clique no botão home para abrir a câmera. E agora é possível usar os botões de volume com obturador para bater a foto, em vez do botão virtual na tela.

O aplicativo da câmera poderá mostrar linhas na tela para ajudar na composição das fotos, e tem suporte ao gesto de pinça para zoom na imagem (zoom digital). O aplicativo também ganhou recursos de edição como recortar, rotacionar, redução de olhos vermelhos e o sistema de melhoria das imagens com um clique, como já presente no iPhoto nos Macs.

 

E tem mais!

A Apple[bb] revelou apenas algumas melhorias, mas o sistema terá muitas novidades pela frente, cerca de 200 novos recursos serão anunciados. Algumas ferramentas que vão ser anunciadas: espelhamento da tela de um iPhone ou iPad na TV via AirPlay, sem fios, sincronia via Wi-Fi com o iTunes, novos gestos multitoque para alternar entre aplicativos, um novo aplicativo de música no iPad, suporte a dicionários pessoais, previsão do tempo atualizada de hora em hora, atalhos de digitação, rotas alternativas no aplicativo de mapas e muito mais.

Veja esse vídeo com as primeiras impressões do sistema

 

 

iCloud – Armazene seus arquivos na nuvem

iCloud

Hoje em dia fica difícil organizar nossos arquivos, precisamos acessar nossos documentos e arquivos em todos os lugares, no desktop, no laptop, nos smartphones, enfim, fica complicado atualizar esses arquivos em todos os aparelhos. Com o iCloud os arquivos vão para a nuvem, simplificando a tarefas e acessar e administrar seu diretório.

Steve Jobs relata que “O iCloud mantém os dados importantes e o conteúdo atualizado em todos os aparelhos. Tudo acontece automaticamente e via Wi-Fi e porque é integrado aos nossos aplicativos, você não precisa nem pensar – ele funciona”. Assim como o iOS 5, o iCloud (gratuito!) só estará disponível aos usuários a partir de setembro.

Com o avanço das novas tecnologias, a computação em nuvem vai se desenvolver bastante daqui para frente, todos os nossos documentos, agenda, contatos vão para a web, tornando fácil o acesso, a utilização e manutenção dos arquivos, além é claro de poder acessar de qualquer lugar.

Para garantir a segurança dos seus arquivos, o iCloud também vai fazer o backup automático e seguro dos aparelhos móveis da Apple diariamente via Wi-Fi enquanto você recarrega-o. No backup, poderá ter músicas, aplicativos, livros, fotos, vídeos, configurações do aparelho e dados de aplicativos. Se você comprar outro produto com iOS, basta fazer o login com o Apple ID e senha durante a configuração que o iCloud irá restaurar o novo aparelho. Muito interessante essa inovação, facilita e muita a vida de muitas pessoas.

Detalhes do iCloud pode ser visto aqui, http://www.apple.com/br/icloud/ . O vídeo do keynote pode ser visto no site da Apple – http://www.apple.com/apple-events/wwdc-2011/.

 

MAC OS X Lion – O sistema para Desktops da Apple

Mac OS Lion

O novo sistema operacional Mac OS X Lion traz 250 novidades. Sua interface está muito similar ao iOS, com diversas funções multitarefas. O objetivo é tornar os aplicativos e gadgets da Apple mais integrados, como se fosse um só sistema. Uma grande novidade, que devia ser adotada por outros sistemas operacionais é a função Resume, com ela o usuário poderá desligar o sistema, que a função Resume salva tudo automaticamente, após o reinicio da máquina, irá retornar onde o usuário parou. A função complementar auto-save salva todos os trabalhos automaticamente.

 

Área de Trabalho

O área de trabalho do Sistema  – Launchpad funciona exatamente como no iOS. Ele mostra todos os aplicativos instalados em seu computador, que são controlados pela nova App Store, com várias páginas para navegação, usando gestos – por enquanto ainda no mouse e no touchpad.

 

Mac App Store

A Mac App Store, de acordo com a Apple, é considerada a loja com mais downloads de softwares para computadores, batendo lojas online como Amazon, Best Buy e Walmart. E por conta desse sucesso o Mac OS X Lion só estará disponível via download de 4GB na Mac App Store, não haverá atualização via mídia física, e custará US$ 29,99 a partir de julho, preço bem inferior ao sistema da Microsoft.

 

Full-Screen

O Mac agora tem opções de trabalhar em tela cheia, inclusive os softwares nativos têm um botão dedicado no canto superior direito para maximizar a janela.

 

Multi-Touch Gestures

Outra função herdada dos dispositivos móveis, através do track-pad ou magic-pad, pode-se manusear arquivos e a própria interface do Mac usando gestos com até os 5 dedos.

 

Vídeo de apresentação do sistema

 

Confira mais novidades da WWDC 2011, veja esse vídeo

 

O que você achou das novidades da Apple? Vai acirrar a briga dos sistemas concorrentes? Como fica o Android?

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!