Microsoft foi Vencida pela Pirataria

Surgiu rumores que a Microsoft distribuirá o Windows 10 gratuitamente para os usuários, inclusive os “piratas”, além disso Mark Russinovich, um dos principais engenheiros da Microsoft, disse que é perfeitamente possível que o sistema Windows torne-se Open Source.

A Microsoft percebeu que não adianta PirateBay, viu que é necessário criar oportunidades de mercado, para poder sobreviver e garantir lucros através do suporte e serviços empresariais. A empresa também está ouvindo os usuários, colhendo opiniões através do programa de teste, visando oferecer um produto personalizado que agrade todos os usuários, diferente das últimas versões.

 

Windows 10 gratuito, até para os Piratas, verdade ou ilusão!

Uma empresa que sempre combateu a pirataria e sempre teve preços salgados, pretende abrir mão da lucratividade e levar o Windows 10 de forma gratuita para o maior número de pessoas possível. Será que a Microsoft se vê ameaçada pelo Linux? Seja isso ou não, a empresa afirmou que distribuirá o Windows 10 gratuitamente para os usuários que tenham as versões 7, 8 e 8.1 do sistema, até mesmo para quem possui cópias piratas do software, sem pagar taxa nenhuma.

A promoção tem validade de 1 ano, mas demostra que a Microsoft está trilhando novos rumos e tentando se reposicionar no mercado depois do fracasso do Windows 8 e 8.1(curativo).

 

É fim dos sistemas piratas!

A verdade é que a Microsoft criou uma estratégia para buscar um grande número de pessoas na utilização no Windows 10, para divulgar as vantagens do licenciamento correto, depois de um certo tempo (1 ano), conforme informações da empresa, vai influenciar os usuários a pagar pela licença, nem tudo são flores.

A Microsoft sempre teve problemas com a pirataria, Steve Ballmer, ex-CEO da empresa, revelou em 2011 que apenas um usuário em cada dez tinha uma versão oficial do Windows na China. A Microsoft até vem tentando mostrar o impacto econômico da pirataria de software, mas a prática é vista como uma grande dificuldade a ser combatida em países como Brasil, Rússia, Índia e China.

Quando a esmola é grande o mendigo desconfia, Windows licenciado até para usuários piratas, uma jogada inusitada para uma empresa que sempre lutou contra a pirataria, porém uma estratégia para alavancar um mercado que está cada vez mais sendo invadido pelo Linux e softwares Open Source.

Se observarmos bem, a Microsoft não vai perder nada, pelo contrário, vai ganhar usuários novos e licenciados, uma grande quantidade de informações de mercado e vai lucrar com loja de aplicativos e outros softwares pagos da empresa.

 

Concorrência com o Linux

A Microsoft percebeu a evolução das plataformas Open Source, especialmente as novas distribuições Linux, que estão repletas de inovações e sempre personalizadas, inclusive nos games, principalmente com o novo Kernel 4.0, com suporte maior a drives e melhorias no sistema de arquivos.

Os rumores sobre um possível sistema aberto do Windows gerar mudanças drásticas de cultura na Microsoft, para isso funcionar adequadamente demanda tempo e planejamento, caso contrário, desenvolvedores do mundo todo encontrarão falhas nos códigos e divulgarão para a grande massa, por outro lado, pode contar com uma comunidade de grandes entusiastas e desenvolvedores experientes, tornando o sistema mais seguro.

Uso o Linux há cerca de 5 anos, nunca tive problemas, um sistema estável, com atualizações constantes, passei por várias distribuições (versões) do sistema, além disso tenho licença do Windows embarcada, por ser um profissional de TI preciso utilizar os dois sistemas, mas 70% utilizo plataformas livres. Os principais motivos para eu migrar para o Linux são atualização, segurança e confiabilidade.

A Microsoft está trilhado caminhos no mundo do software livre, recentemente disponibilizou o Microsoft Visual Core Studio para todas as plataformas (Linux, Mac e Linux), agora veio a notícia em conferências de desenvolvedores que o Windows poderá se tornar uma plataforma Open Source. A empresa possui um projeto com repositório de projetos open source, o CodePlex – http://www.codeplex.com/ -, onde desenvolvedores podem criar e distribuir seus projetos para o mundo.

A plataforma .NET Framework da Microsoft é uma das maiores e mais estáveis, com uma gama enorme de bibliotecas de apoio e várias opções de linguagens de programação. A Microsoft está trabalhando para garantir a execução oficial da plataforma .NET Framework em todas as plataformas (Linux e Mac). Com a abertura do código fonte, a empresa contará com apoio de desem vedores de todo o mundo para tornar a execução estável nas plataformas.

Uma notícia muito boa e aguardada ansiosamente entre todos os desenvolvedores do mundo todo, a experiência com soluções livres são boas, conta com empenho de grandes desenvolvedores de software e empresas, apesar de não parecer, o software livre gera dividendos.

 

O futuro da Microsoft?

A Microsoft buscou inovar na versão 10 do sistema, incluiu várias funcionalidades que nunca foram incorporadas nos sistemas anteriores, tais como pdf nativo e maior suporte a formatos de áudio e vídeo (já disponíveis nas dritros Linux), mudanças na interface, além disso buscou a opinião que realmente interessa, os usuários.

O futuro da Microsoft, na minha opinião deverá ser focado no suporte, no mercado mobile e nos produtos empresariais. Existem muitos serviços e produtos voltados para computação em nuvem (azure e office 365 para empresas), servidores e banco de dados, cabe a mesma buscar explorar esse mercado, um nicho lucrativo no momento.

O fundador da Microsoft Bill Gates, disse em entrevista. “Estou empolgado em como a nuvem e os novos dispositivos podem ajudar a nos comunicar e colaborar em diversas formas. O sistema operacional não estará somente em um aparelho e a informação não estará apenas em arquivos – será a sua história, incluindo a possibilidade de revisar memórias de diversas situações. Fiquei muito feliz quando Satya [Nadella] me pediu para colocar a mão na massa e garantir que a Microsoft seja ambiciosa em inovação – até mesmo no Office temos muito que fazer”.

Dê sua opinião sobre o futuro da Microsoft? Será que o sistema Windows se tornará Open Source.

 

(Créditos das imagens: Imagens Grátis)

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!