Como tudo começou?


Há vinte anos, Linus Torvalds e Richard Stalmann tomaram uma decisão importante, compartilharam o Sistema Operacional Linux para o mundo.  O Linux surgiu da união dos nomes LINUS + UNIX ou Projeto GNU, sistema criando por Richard Stalman.

O Linux é livre, baseado no conceito de Software Livre. Um programa é software livre, para você, um usuário em particular, se:

 

  • Você tem liberdade para executar o programa, com qualquer propósito.
  • Você tem a liberdade para modificar o programa e adaptá-lo às suas necessidades. (Para fazer esta liberdade ser efetiva na prática, você deve ter acesso ao código fonte, porque modificar um programa sem ter a fonte de código é excessivamente difícil).
  • Você tem liberdade para redistribuir cópias, tanto grátis como com taxa.
  • Você tem a liberdade para distribuir versões modificadas do programa, de tal modo que a comunidade possa beneficiar-se com as suas melhorias.

Baixe agora o artigo escrito por Richard Stalmann, que mostra como surgiu o conceito de software livre.

[download id=”48″]
O Linux é o maior projeto de desenvolvimento colaborativo da história da computação, o que significa que o 20ª aniversário do Linux é uma oportunidade para a comunidade celebrar essa grande história de sucesso e de quebra ajudar a definir os próximos 20 anos.

[ad#Adsense1]

O futuro

Hoje contamos com várias distribuições em todos os lugares, no celular, na TV, no seu computador, no cinema, no seu carro, soluções cada vez mais modernas e seguras, que podem ser utilizadas em casa, no trabalho e na sua diversão. O Linux está tornando-se cada vez mais popular, por ser seguro, as empresas e principalmente o governo estão implantando vários planos de migração para passar utilizar somente Linux e software livre em suas máquinas.

 

O que ganhamos com isso?

Mais segurança: Podemos utilizar serviços bancários com mais segurança, não seremos mais uma vítima de hackers.
Menos vírus: Praticamente não existem vírus para Linux, uma grande vantagem, podemos utilizar nossos recursos sem problemas e dores de cabeça.
Mais colaboração: O Linux é um sistema desenvolvido por todos, podemos sugerir modificações, alterar o sistema com as nossas características e passar para outras pessoas, criando assim uma comunidade de desenvolvimento e crescimento do sistema.
Menores custos: Não precisamos comprar licença de uso para utilizar o Linux, é livre, podemos baixar, adquirir um CD/DVD gratuito, instalar e utilizar da maneira que quisermos, sem pagar nada.
Documentação livre: Os manuais e a documentação do Linux, como qualquer programa baseado em software livre, é gratuita, disponível para consulta e sempre atualizado pela comunidade, tornando fácil implantação de projetos e treinamentos.

Enfim quer um sistema simples, intuitivo, moderno e seguro, use Linux.


A Fundação Linux planeja comemorar os 20 anos do Linux com classe. O plano prevê uma série de atividades, como discussões, online ou pessoalmente, a produção de um video comemorativo, camisetas, para que todos possam dar a sua contribuição neste marco da trajetória bem sucedida do Linux.

Para inspirar as propostas para o concurso anual de vídeo, a Linux Foundation conta a história do Linux através de um vídeo produzido pela própria fundação

 

O vencedor do concurso será anunciado no evento LinuxCon, em Vancouver, Canadá, que acontece de 17 a 19 de Agosto de 2011.

Caso tenha interesse em produzir um vídeo basta acessar o portal contendo todas as regras e instruções (inglês).

Para mais informações sobre todas as atividades do aniversário doLinux(inglês), visite o site da Linux Foundation.

 

Saiba mais:

Documentário sobre Software Livre
Biblioteca de Software Livre

 

Seja um ativista de software livre! Estimule o uso do software livre na sua escola, comunidade ou empresa. Participe desse movimento!

 

 

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!