Baseado no livro A cabeça de Steve Jobs, do autor Leander Kahney, vou descrever relatos da vida e do trabalho de uma pessoa inovadora e centrada que revolucionou a mundo com suas invenções, Steve Jobs, umas das grandes cabeças da Apple.

Desde o lançamento do primeiro computador da Apple, o Apple I e II, cada vez mais Jobs busca inovação, criatividade e perfeccionismo em seus produtos, para Jobs antes de lançar um produto deve-se avaliar cada detalhe, desde o hardware, o sistema até a embalagem.

Jobs ficou um tempo fora da Apple, mas não deixou de inovar, adquiriu a Pixar, uma pequena empresa de animação, depois vendida para a Disney, que virou sucesso com suas produções, uma delas é o filme Toy Story. Também criou uma empresa de software, a NeXT, com intuito de concorrer com a Apple. Mas tarde a NeXT foi vendida para a Apple e tornou base para o funcionamento do seu sistema operacional, o Mac OS X.

A queda da Apple depois da saída de Jobs foi dramática, com muitos projetos e diferentes produtos a Apple estava perdendo participação do mercado, além de os clientes não saberem que versão do produto comprar, não entediam as configurações e detalhes técnicos (produtos idênticos com configurações diferentes). Os clientes não sabiam o que comprar, caindo ainda mais as vendas.

Por muita insistência da Apple Jobs assumiu novamente a presidência da empresa, em 1997. Jobs começou uma verdadeira reestruturação na Apple, eliminou projetos, demitiu, cortou gastos, ficou somente com pessoas sábias e criativas, poucas delas, ou seja, simplificou as coisas.

“Temos que ter foco e fazer as coisas que fazemos bem. O que não dá lucro temos que cortar. A Apple é feita por pessoas que pensam de uma forma diferente e original, que querem usar os computadores para ajudá-las a mudar o mundo, para ajudá-las a criar coisas que façam a diferença, e não apenas para executar um trabalho. Temos que ter diferencial e foco para competirmos”

Falando em foco, Jobs sempre pensou na frente, quando decidiu eliminar o PDA dos seus produtos, todos foram contra, ele disse, para que fazer um produto como esse, pois em breve o celular fará tudo isso. Cerca de 90% das pessoas querem usar essas coisas para receber informações e não para colocar informações dentro delas. Pois bem, e o PDA, nem é lembrado mais e saiu do mercado.

[ad#Adsense1]


Lições de Steve Jobs

Ter Foco
Focar o que realmente sabemos fazer, o que não fazermos bem devemos delegar.

Seja Firme
Enfrente os problemas com garra e determinação. Jobs pegou uma empresa no chão, trabalhou bastante e tornou lucrativa.

Busque informações
Nunca trabalhe com base em suposições, baseie-se em dados concretos para não errar nas decisões.

Trabalhe em equipe
Na equipe todos fornecem informações precisas para formar idéias brilhantes, que uma pessoa sozinha não conseguiria. Tudo na Apple é avaliado minuciosamente, um exemplo, antes o sistema operacional Mac OS era pesado e difícil de trabalhar, com a compra da NeXT, o sistema foi totalmente reestruturado. Juntamente com a equipe cada detalhe era discutido e avaliado por todos, se tivesse uma barra de tarefas fora do lugar Jobs dizia, vamos fazer de novo. Foi assim durante 3 longos anos antes do lançamento do novo sistema operacional, mais leve e simples, o Mac OS X, foi um sucesso.

Simplifique
Faça produtos simples de usar, que qualquer pessoa mexa facilmente, Jobs sempre focou nos seus produtos, a simplicidade, um exemplo é o iPod, no seu lançamento ele possuía hardware para rádio FM e gravador de voz, porém essas funções não foram incorporadas, pois complicariam o aparelho. As pessoas querem produtos fáceis de mexer.

A Apple criou produtos baseados em inovação, criatividade e design, Jobs sempre aceita novas idéias e participa do desenvolvimento dos produtos juntamente com sua equipe, gerando inovação e formulando soluções.

“Estou procurando um lugar que precise de muitas reformas e concertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de ‘visão’ e não tenho medo de começar do zero”
Currículo de Steve Jobs

Já leu o livro? Dê sua contribuição…

Abraços a todos

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!