Com novos recursos, facilidades e interação, a The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.4.0

A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.4.0, um grande lançamento do pacote de escritório livre para produtividade pessoal desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores voluntários e patrocinados e apoiados em todo o mundo pelas comunidades locais de voluntários. O LibreOffice 3.4.0 é a segunda versão do pacote principal desde o anúncio da The Document Foundation em setembro de 2010 e incorpora as contribuições de mais de 120 desenvolvedores (seis vezes mais do que o primeiro beta liberado no dia do lançamento).

LIbre Office

A maioria desses colaboradores começaram a hackear o código do LibreOffice há menos de oito meses atrás e isso é um feito incrível, se considerarmos que o projeto OOo atraiu um número menor de colaboradores em dez anos. “Nós nos preocupamos com nossos colaboradores, e isso conta”, comenta Ítalo Vignoli, um membro do Comitê Diretor e um porta-voz da TDF. “Nossos principais desenvolvedores tem inventado o mecanismo de hacks fáceis, o que torna simples e agradável para os colaboradores voluntários conhecer código do LibreOffice, desafiando suas habilidades de desenvolvimento com tarefas básicas e elementares”.

“Depois de terem concluído os primeiros hacks fáceis, os colaboradores estão prontos a serem escalados para as tarefas mais difíceis”, diz Michael Meeks, um desenvolvedor sênior que trabalha para a SUSE. “Passamos bastante tempo em tutoria com os novos colaboradores a fim de aumentar o número de pessoas que trabalham na correção de erros, patches e recursos. Isto em breve será refletido na qualidade do software e do número de novos recursos de versões futuras”.

O LibreOffice 3.4.0 oferece vários recursos novos para o Calc, com desempenho mais rápido e uma compatibilidade melhorada com as planilhas do Excel e Tabela Pivô – o novo nome da DataPilot – com suporte para um número ilimitado de campos e intervalos nomeados como fonte de dados. A interface do usuário do Writer, Impress e Draw foi melhorada com muitas novas funcionalidades e várias mudanças cosméticas foram aplicadas para a versão Linux, com um melhor mecanismo de renderização de texto e uma integração do tema GTK+ melhorada. Melhoria na eficiência do código, milhares de linhas de comentários em alemão foram traduzidos para Inglês, e mais de 5.000 linhas de código mortos foram retirados do Writer, Calc e Impress.

[ad#Adsense1]

A primeira versão da série 3.4, o LibreOffice 3.4.0 é direcionado aos membros da comunidade e usuários avançados e não deve ser implementado em um ambiente corporativo. A The Document Foundation explicou que após a sua agenda de lançamentos com base cronológica – a melhor estratégia para um ambiente de desenvolvimento distribuído e cooperativo – os melhores lançamentos para essas implantações começam a partir de x.x.1. Devido a isso, 3.3.x LibreOffice vai ser mantido por vários meses, até o final de 2011, para atender aos usuários mais conservadores.

 

Experimente o LibreOffice e instale na sua casa ou empresa! Baixe-o Agora!

Lista completa dos novos recursos e correções

Fonte: Site Oficial

 

Seja um ativista de software livre! Estimule o uso do software livre na sua escola, comunidade ou empresa. Participe desse movimento!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!